Foto: Arquivo Secom | Ana Chaffin | Bruno Campos
Para atender a esse público, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar
As ações de reorganização e esforço conjunto têm surtido efeito e vem diminuindo as filas de espera para atendimentos especializados na Casa da Criança e do Adolescente de Macaé. Nos atendimentos realizados em 2025, foi registrado um aumento de 39,5% nos primeiros dois meses do ano, com 4.205 atendimentos, de forma geral, em fevereiro (em janeiro foram 2.882), o que reflete o compromisso e atenção da equipe com a saúde infantil.
Nas consultas específicas e mais procuradas, como neuropediatria, a redução da fila de espera caminha a passos largos: em fevereiro eram 2.311 pacientes na espera. Em março, o número caiu para 1.968. Na fonoaudiologia, em fevereiro havia 511 pacientes na espera e, em março, soma-se 428. Já na psicologia, eram 267 pacientes em fevereiro. Em março, contabiliza-se 167 crianças e adolescentes no aguardo do atendimento.
Segundo Eliézer Pacheco, diretor administrativo do espaço, uma das ações que agilizaram os atendimentos é a realização de mutirões, como a que aconteceu no dia 29 de março, em um sábado, e atendeu 110 crianças. A proposta é que esses eventos sejam realizados durante todo o ano. Um novo mutirão está sendo programado para o mês de maio.
“Quando assumimos a gestão da Casa da Criança, nós identificamos uma demanda reprimida muito grande, principalmente de neuropediatria, com uma fila de mais de 2.300 crianças na espera. Começamos primeiramente a rever o fluxo interno, fizemos algumas modificações, realocamos profissionais da própria rede para o espaço, para ajudar nesse atendimento, e conseguimos, então, uma redução significativa”, explica.
“A importância desses mutirões é que eles fazem com que a gente, de fato, consiga diminuir a fila, porque é uma questão matemática. Se nós tivermos uma demanda maior do que a capacidade de atendimento, essa fila vai ficar ainda maior. Mas se nós tivermos uma capacidade de atendimento maior do que a demanda, a fila vai reduzir”, observa.
“Estamos avançando, estamos buscando mais profissionais para a Casa. Teremos, agora, o processo seletivo da saúde. Com certeza teremos aprovados que poderão fazer parte do quadro de funcionários da Casa. Nosso compromisso é continuar ampliando a qualidade e a eficiência do atendimento, garantindo que cada criança e adolescente receba o cuidado que merece e seguimos firmes na missão de oferecer um serviço de excelência e acolhimento para nossas famílias”, defende Eliézer.