logo

Casa da Criança e do Adolescente será referência no atendimento pediátrico

30/06/2016 16:30:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Espaço tem dois andares e será um centro com sete especialidades médicas e 17 consultórios

Com um novo modelo de assistência pediátrica, a Secretaria de Saúde segue na reestruturação da rede municipal para este público, faixa etária até 15 anos e, em casos de gestantes, 19. A Unidade de Emergência Pediátrica (UEP) vai dar lugar à Casa da Criança e do Adolescente, que será entregue em julho. A proposta é, ainda, aprimorar a residência médica de pediatria, além de buscar melhor ocupação das unidades próprias do município e qualidade na assistência.

- A Secretaria de Saúde remanejou 180 pediatras para as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família. A ideia é tornar o Hospital Público Municipal (HPM) uma unidade para exercer apenas sua função de salvar vidas, em caráter de emergência. Portanto, a Casa da Criança irá suprir os atendimentos ambulatoriais -, afirma o secretário de Saúde, Pedro Reis.

O espaço tem dois andares e será um centro com sete especialidades médicas e 17 consultórios, que estão em fase de término da pintura. Inclui recepção, pediatria clínica; fisioterapia (respiratória, neuropediatria de 2 a 5 anos, neuropediatria 5 a 15 anos, adolescente gestante); ambulatório para adolescente (consulta ginecológica, psicólogo, fisioterapeuta); follow up (seguimento sistematizado, por meio de equipe interdisciplinar, das crianças prematuras de risco).

A Casa da Criança representa, também, uma unidade para formação profissional, oferecendo residência médica em pediatria para alunos de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e médicos preceptores, além dos estagiários da rede municipal de saúde. "Estamos formando a terceira turma de Medicina da universidade esta semana. Com a casa, a ideia é fixarmos esses médicos no município e continuar crescendo. O serviço de otorrinolaringologia pediátrica também será implantado, em breve. A ideia é consolidar a assistência integral à criança. Cerca de 80% das demandas serão referenciadas para as unidades básicas", acrescenta Pedro Reis.

As especialidades pediátricas serão: pediatria clínica, dermatologista, cardiologista, alergologista, gastroenterologista, nefrologista, neurologista. Serão oferecidas salas de pesagem, nebulização, hipodermia, além da administração de medicamentos via oral. Os usuários contarão com fonoaudióloga, neuropediatra até 5 anos, serviço social, farmácia, atendimento multidisciplinar em grupo, Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Programa de Atendimento às doenças Falcêmicas e exames como eletrocardiograma; ecocardiograma; Raio-X, teste alérgico/vacina.

Para o atendimento especializado, os pacientes virão por encaminhamento médico. Já os clínicos terão agenda aberta e poderão ser acessados no próprio local, por meio de marcação de consulta. O atendimento será das 8h às 18h.


Fotos Relacionadas