A Casa de Educação e Cultura Emílio Gato, da Fundação Macaé de Cultura (FMC) no distrito do Sana, festeja do dia 18 a 21 de agosto quatro anos de fundação. Exposição, teatro e atividades para as crianças fazem parte da programação de aniversário do espaço cultural do 6º distrito. No último dia o parabéns será comemorado com um bolo que já é uma tradição da Casa.
No dia 18 às 14h, será a abertura da exposição de fotos, reportagens e documentos contando os quatro anos de atividades do local. “A exposição ficará em cartaz até o dia 21, e contará o que já foi realizado na Casa, e sua importância para a comunidade do Sana. Estaremos fazendo também a abertura do livro de sugestões e opiniões sobre o trabalho que é desenvolvido aqui”, explica Maria do Rosário Grey Tavares, a Lala, coordenadora da Casa de Cultura.
No dia 20 às 18h, será apresentado o espetáculo teatral, “A Saga do Casamento de Mateus e Catirina”, com direção de Lu Maia e Mauro Menezes.
- O espetáculo foi realizado parcialmente na festa do Sana por causa da chuva. Agora resolvemos reapresenta-lo. É um musical itinerante da Trupe de Improvisações Teatrais do Sana – diz Lala.
“A Saga” é contada em três atos. O primeiro é o casamento; o segundo é um cortejo que começa na Casa de Cultura e termina na Praça da Igreja do Sana; o terceiro ato é a roda do boi da alegria e da liberdade. “O musical se encaixa bem com o Dia Nacional do Folclore que é comemorado no dia 22 de agosto. Resolvemos aproveitar o momento”, conta a coordenadora.
Durante esses quatro anos o espaço cultural do Sana vem realizando diversas atividades, entre apresentações teatrais, exposições, cursos e oficinas. A programação permanente desenvolvida na Casa pelo Projeto Art Luz, da FMC, é composta de oficinas de capoeira (às 3ª e 5ª às 18h); jiu jitsu (2ª e 6ª às 18h) e teatro (às 4ª). Uma biblioteca para adultos e crianças, funciona também no espaço, de 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 14h às 18h.
A partir das 14h, do dia 21, será realizada uma programação especial para as crianças com brinquedoteca, pintura livre e dobradura de papel. Um bolo de aniversário, tradição das festas da Casa de Cultura, fechará com chave de ouro as comemorações pelos quatro anos de atividades.