Foto: Ana Chaffin
Projeto de monitoria foi iniciado no fim do ano passado e é realizado por universitários
O projeto 'Casa do Estudante' foi ampliado e agora também oferece, de forma voluntária e gratuita, monitoria de espanhol, todas as quintas-feiras, das 10h às 11h, com a professora Guadalupe Martín Ferreira. A macaense se voluntariou a contribuir com o projeto, que ganhou a extensão “Casa del Estudante”. O trabalho de monitoria é oferecido aos alunos do município de Macaé, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, como reforço no processo de ensino e aprendizagem e aos cidadãos em geral interessados em fazer concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar uma faculdade ou obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.
O projeto de monitoria foi iniciado no fim do ano passado e é realizado por universitários contemplados no processo de seleção pública do Programa Moradia Estudantil da prefeitura. Eles já auxiliam a população na resolução de exercícios das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Biologia, História, Geografia, Química, Inglês, Português, Redação, principalmente, de segunda a sexta, das 9h às 20h. A “Casa do Estudante” funciona à Rua Elias Agostinho, 140, bairro Imbetiba.
O espanhol contribui para ampliar o projeto e é importante por ser o idioma oficial em 21 países, incluindo a Espanha. Quem quer uma chance em concurso, entrar em uma faculdade ou, simplesmente, ampliar seus conhecimentos, pode se dirigir à Casa do Estudante nos dias e horários do trabalho de monitoria. Para os universitários voluntários, o trabalho de monitoria torna a experiência de morar na “Casa do Estudante” uma ação de cidadania, devolvendo para o município de Macaé o conhecimento adquirido na universidade.
O Moradia Estudantil é desenvolvido pela Secretaria de Ensino Superior, através da Superintendência Acadêmica, tendo como parceiros FeMASS, UFF, UFRJ – sediados na Cidade Universitária - e IFF, no bairro Imboassica. Os universitários monitores no projeto “Casa do Estudante Educa” são dessas Instituições de Ensino Superior (IES) e fazem cursos superiores de Engenharia, Direito, Nutrição, Sistemas de Informação, Química, Controle e Automação e outros.
“A importância deste projeto é que integra estudantes das universidades com os estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental e visa ampliar o conhecimento dos alunos das rede pública e também privada de Macaé nas diferentes disciplinas. Agora tem, ainda, a monitoria com aulas de espanhol para reforço. É uma maneira de ampliar o projeto Casa do Estudante aos munícipes”, destacou o secretário de Ensino Superior, Márcio Magini. Os primeiros universitários selecionados no Moradia Estudantil idealizaram o projeto de monitoria.