logo

Casa do Servidor – um olhar atento para os servidores públicos

16/05/2024 17:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Márcio Borges

Espaço fica localizado no Centro da cidade

Os servidores públicos municipais, estatutários e contratados, terão uma Casa do Servidor, espaço municipal exclusivo para cuidarem da saúde e do bem-estar. A primeira Casa do Servidor do Estado do Rio de Janeiro está quase pronta para começar a funcionar, oferecendo terapias integrativas, atendimento nutricional, psicológico, psiquiátrico, odontológico, aulas de forró, samba de gafieira e atividades multifuncionais, tudo em um único local e de forma gratuita, no Centro de Macaé. O imóvel está passando por reformas e o cronograma está sendo cumprido. A comissão técnica que acompanha o trabalho realizou a última vistoria na segunda-feira (13), antes da inauguração do espaço, prevista para breve, em data a ser definida.

O objetivo do programa é oferecer um ambiente de cuidado, autocuidado e acolhimento aos servidores, sendo acompanhado de perto pelo secretário municipal adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, que, juntamente com sua equipe, idealizou o desejo da administração pública de proporcionar qualidade de vida aos servidores. Além de Quirino, a comissão é composta pelos secretários de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes; de Planejamento, Wagner Motta; pela subcontroladora da Controladoria, Fernanda Félix; e pelo procurador geral do município, Rodrigo Sarmanho. Juntos, eles percorreram as dependências internas e externas da Casa e a avaliação conjunta foi positiva.

"Do pensamento à realidade. A Casa do Servidor é um programa que nasceu do desejo da administração pública de lançar um olhar atento sobre as necessidades do servidor. O objetivo deste programa é acolher e cuidar dos servidores, a fim de garantir a eles melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho", destacou o secretário de RH. Nesse sentido, o resultado do programa também significará um melhor atendimento à população em todos os setores, já que os servidores estão na linha de frente no atendimento dos serviços públicos municipais. Quirino mencionou que há poucas Casas do Servidor no país, nas quais a equipe se inspirou, e esta será a primeira no Estado do Rio.

A coordenadora da Casa do Servidor, a servidora Fabieni Barcelos, afirmou que as atividades serão iniciadas gradualmente até a abertura do espaço. Além disso, funcionarão no mesmo local o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), vinculado ao RH, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipaa) e o Programa Acolher, coordenado pela servidora Priscilla Castilho. O imóvel possui cerca de 80% de área linear, garantindo acessibilidade a todos os servidores. O atendimento será das 8h às 20h, permitindo que os servidores administrativos participem das atividades fora do horário de expediente.

A comissão elogiou o trabalho e concluiu que a Casa do Servidor é importante para a saúde e o bem-estar dos servidores. "É uma ideia inovadora; o RH e a administração pública estão de parabéns. O imóvel é excelente, muito bem localizado e, com certeza, atenderá os servidores, proporcionando qualidade de vida", destacou o secretário de Fazenda. "Realmente, é uma iniciativa inovadora que trará enormes benefícios em termos de bem-estar e saúde para os servidores", pontuou o secretário de Planejamento. "É um projeto muito importante que fará diferença na vida de todo servidor público", afirmou o procurador.

A coordenadora da Casa disse que o nome do programa já sugere que os servidores se sintam em casa. "Quero que visitem o espaço e façam desta Casa o seu lugar de cuidado, aqui buscaremos entender para atender", enfatizou. A subcontroladora acrescentou que acompanha o projeto desde o início e que o espaço é realmente acolhedor e de fácil acesso para todos.

A Casa do Servidor é um programa da Secretaria de RH instituído pelo Decreto Municipal nº 001/2024. As atividades serão desenvolvidas em parceria com outras secretarias, abordando questões como antitabagismo, combate às drogas, alcoolismo, depressão, entre outras. Os servidores interessados poderão procurar voluntariamente o espaço, que funcionará à Rua Francisco Portela, 702, Centro.


Fotos Relacionadas