Casal doa à Guarda Ambiental 12 pássaros mantidos em cativeiro

12/03/2013 17:39:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Biólogo vai analisar a situação física dos animais

Depois das constantes campanhas de conscientização da população de que manter animais silvestres irregularmente em cativeiro é crime, sujeito a aprensão dos animais, pagamento de multa e até a prisão, um casal, morador do bairro Novo Visconde, tomou uma decisão inusitada nesta terça-feira (12): telefonou para a Guarda Ambiental de Macaé e fez a doação de 12 pássaros. As aves foram encontradas pelos agentes confinadas em gaiolas, dentro de um cômodo na residência.

Foram doados os seguintes pássaros: sete canários da terra (cujo nome científico é Sicalis flaveola), um coleiro do brejo (Sporophila collaris) e quatro papa-capins (Sporophila caerulescens). A estória começou quando o homem passou a se indignar por ver os pássaros nas gaiolas. Para evitar a soltura deles em qualquer lugar, o homem e a mulher chegaram a um entendimento e resolveram chamar a Guarda Ambiental. Mesmo o casal sendo protagonista de uma atitude positiva com a doação dos pássaros, a sua identidade está sendo preservada. Assim que receberam o chamado, os agentes ambientais foram até o local.

O casal também doou três gaiolas vazias que estavam no imóvel. Agora, a Guarda Ambiental solicitará um biólogo da Secretaria de Ambiente para analisar a situação física dos pássaros. Os mansos ficarão em quarentena na base da Guarda, em Morro Grande, recebendo alimentação e os demais cuidados necessários para a sobrevivência, até que estejam preparados para serem devolvidos à natureza. Já os que ainda estão bravos, porque devem ter sido caçados recentemente, serão soltos na mata.

Manter animais em cativeiro é crime inafiançável e a multa pode chegar a R$ 500 por cada ave capturada conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). A Guarda Ambiental está diariamente nas ruas fazendo levantamento de denúncias ou patrulhamento de rotina. Na base do órgão ainda estão um azulão (Cyanoloxia brissonii), apreendido no fim de fevereiro em uma gaiola, numa residência no Bairro Virgem Santa, com um pé amputado; um galo da campina, pássaro típico do Nordeste, que aguarda a transferência para o seu habitat natural; e um lagarto que levou uma paulada na cabeça de algum caçador e está com as patas traseiras paralisadas. Este animal é tratado na Guarda Ambiental até se restabelecer e ser devolvido à natureza.

Quem quiser contribuir com o trabalho da Guarda Ambiental deve entrar em contato pelo telefone (22) 9701.9770.

Conheça mais sobre as espécies doadas:

O canário da terra é admirado pelo canto forte e é frequentemente caçado como ave de cativeiro (está entre as dez mais apreendidas); coleiro do brejo é uma espécie vistosa e de bico rombudo e negro que chama a atenção; e o papa-capim que, como todos os outros membros do gênero Sporophila (Sporo é semente e phila, afinidade), é bem popular e sempre acompanhado de uma denominação geralmente pela cor de sua plumagem negro-azulada.


Fotos Relacionadas