O primeiro casamento comunitário do Trapiche, evento que aconteceria neste sábado (27), na quadra de esportes do distrito, deverá acontecer após o feriado de Finados. A informação é da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, lembrando que o evento foi adiado devido à grande mobilização das equipes da Prefeitura de Macaé em frentes de trabalho, para assistência da população afetada pelas fortes chuvas em todo o município.
A secretária dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, salienta que a programação festiva, apesar de todas as providências terem sido tomadas, foi adiada circunstancialmente em virtude do cenário em que se encontra Macaé. “Existe uma grande força-tarefa engajada na assistência à população afetada pelas chuvas. Equipes de todas as secretarias estão empenhadas no trabalho humanitário e social, fato que nos levou a adiar o Casamento Comunitário”, disse Vânia Deveza.
A programação do Casamento acontece numa parceria de duas Secretarias Executivas da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano: dos Direitos da Mulher e de Assistência Social. A versão do Trapiche seria a segunda a ser realizada pela prefeitura. A primeira realizada em 2006 pelo governo municipal, envolveu 100 casais e a participação de cerca de 1,5 mil pessoas no Centro de Convenções.
A secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, esclarece que o casamento comunitário tem o objetivo de oficializar a união estável de casais que vivem maritalmente, providência que consta como uma das ações das Políticas Públicas Sociais do governo municipal.