Com a proposta de fomentar o processo de organização comunitária, a Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) prossegue o mutirão para construção de um muro no entorno das quadras do Condomínio Cidadão Bosque Azu. No local, foram construídas pela prefeitura de Macaé, 307 casas. O trabalho é feito pelos moradores que se organizam em grupo para a execução da obra, nos finais de semana.
- Ao todo, três quadras já começaram o trabalho e outras dez se encontram em processo de organização comunitária -, explica a coordenadora do trabalho social da Emhusa, Samantha Fragoso. O Condomínio Cidadão Bosque Azul conta com 25 quadras.
A construção segue um ritmo único. Feita a fundação na frente da casa, o mesmo processo é repetido em toda a quadra. Em seguida o trabalho é feito nas laterais e depois na parte de trás das residências. “Eles estão na primeira fiada, que é feita na frente das casas das quadras B, D e I”, explica.
Segundo Samantha, o primeiro passo dos moradores é se organizarem. “Nesse processo eles determinam as normas e as regras do trabalho”, conta, lembrando que ao se organizarem, os moradores tornam-se responsáveis pelo seu espaço.
“A proposta da prefeitura é depois desse mutirão poder desenvolver com os moradores outros trabalhos como a coleta seletiva, o verdadeiro valor de uma comunidade e suas ações e responsabilidades”, conclui a coordenadora.