logo

Casas populares estão prontas para serem habitadas

13/07/2006 16:51:37 - Jornalista: Janira Braga

As 307 casas populares que a prefeitura de Macaé inaugura dia 27 estão recebendo os detalhes finais no acabamento para serem entregues para os futuros moradores – famílias que vivem em área de risco e de preservação ambiental. Em vistoria nesta quinta-feira (13) no Bosque Azul 3, bairro Ajuda, onde as casas estão instaladas, o secretário de Obras, Tadeu Campos, supervisionou tanto a engenharia das residências quanto a infra-estrutura do condomínio.

- O asfaltamento dentro do condomínio já foi concluído após a construção das obras debaixo da terra que são as redes de água pluvial e de esgoto. O muro que contorna o Condomínio Cidadão também está em fase de término, além das duas portarias dos dois blocos de casas. Também estamos fazendo o retoque final na pintura das casas – explicou o secretário de Obras.

A intervenção da Ampla já foi realizada, com a instalação da iluminação; a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) está terminando a instalação dos hidrômetros, já que a rede de água potável está pronta, e a Companhia Distribuidora de Gás Natural do Rio de Janeiro (CEG-Rio) finaliza a implantação de medições de gás. O Condomínio Cidadão será um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado.

De acordo com Tadeu campos, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bosque Azul está pronta para uso. “Fizemos o teste e inicialmente esta ETE, instalada em sistema modular, vai atender as 307 casas populares. Após a construção de mais casas, a capacidade da ETE será aumentada”, disse. A ETE utiliza os tratamentos aeróbico e anaeróbico para processar o esgoto, que sairá com 90% de pureza. “A Feema exige 85% de pureza, estamos acima deste número”, salientou Tadeu, explicando que a água do esgoto tratado será enviada para o canal Arrozal.

O assessor especial da secretaria de Obras, engenheiro Marcelo Mussi, explicou também que foi solicitada à Telemar a instalação de telefones públicos no complexo. “Estamos cuidando dos detalhes finais de engenharia para que os moradores tenham toda a infra-estrutura necessária para morar no condomínio”, afirmou.

CIDADÃO - As 307 casas populares estão instaladas nos dois primeiros blocos do Condomínio Cidadão. Cada bloco terá uma área de lazer com quadra poliesportiva e espaço para entretenimento, além de uma portaria. Quatro ruas principais e 35 vias transversais compõem o cenário das casas populares. São 200 residências de um quarto, cem de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais, com portas especiais, barras de inox, banheiros e rampas.

- O método construtivo utilizado nas casas populares é o mais rápido que conhecemos no Brasil, a qualidade do produto atende perfeitamente o cidadão e implantamos uma dinâmica no conjunto habitacional, já que as casas têm cores vivas e diferentes umas das outras – analisou o secretário, acrescentando que todas as casas têm um espaço para ampliação, que pode ser feita porque o sistema de construção foi modular, com tijolos ecológicos.

A construção das casas populares no Bosque Azul empregou cerca de 200 trabalhadores por mês, todos moradores do entorno do bairro Ajuda.