As famílias atingidas pelas chuvas que caíram no inicio do ano ganharão novas unidades habitacionais. O Governo municipal irá construir até setembro 300 casas populares, no Bosque Azul, no bairro da Ajuda de Baixo. A prefeitura aguarda a licitação para dar inicio à construção das casas. A terraplanagem no local já começou.
As casas irão beneficiar famílias atingidas pelas enchentes em bairros como Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Colônia Leocádia e Piracema. O novo loteamento ficará numa área de 600 mil metros quadrados.
Para agilizar a construção das unidades, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras (Semob), vai adotar um sistema modular de encaixe. Com isso será possível erguer diversas casas ao mesmo tempo. Cada casa levará em média oito dias para ser levantada. “É um sistema de fabricação em série, uma equipe coloca as paredes unidades, outra vem em seguida colocando o piso e assim por diante”, explica o secretário de Obras, Tadeu Campos.
A unidades habitacionais terão um e dois quartos, podendo ser ampliado, se o morador desejar. O novo bairro terá toda infraestrutura (que incluem drenagem, rede de água potável, águas pluviais, e esgoto). Está programado, ainda, a instalação de dois metros de manilhas. Duas mini-estações de tratamento de esgoto, fazem parte do projeto, sendo que nesta primeira fase, uma será erguida e atenderá duas mil e quinhentas pessoas.
A água virá do próprio bairro. “Vamos aproveitar a água de um poço no próprio bairro, cujos testes apontaram potabilidade”, disse o secretário.
A distribuição será feita através de um sistema chamado “castelo d’água” (uma torre cuja caixa de água ficará no alto). “A água será jogada para cisterna através de sucção e bombeada para a caixa d’água no alto do “castelo”. O projeto inclui também iluminação para todas as ruas do bairro, que contará ainda com uma área social com escola, creches e praças.