logo

Caso Chilli Beans e expoentes locais marcam segundo dia do Macaé Empreendedora

18/11/2025 22:46:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, conduziu palestra master nesta terça-feira (18)

A terceira edição da Semana Macaé Empreendedora seguiu, nesta terça-feira (18), com programação no Hotel Mercure, reunindo empreendedores, estudantes, gestores e representantes do setor produtivo local. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Macaé em parceria com o Sebrae, tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios e estimular a inovação na cidade, que vive um novo ciclo de desenvolvimento econômico.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, reforçou o papel da Semana Macaé Empreendedora como um marco para o ecossistema local.


“Nosso foco tem sido organizar o ambiente de negócios para aproveitar o novo momento de Macaé e da região. Resgatamos a confiança e a credibilidade para quem já empreende aqui e para quem deseja chegar. Esse trabalho gera um efeito cascata: novos investimentos, mais oportunidades e mais postos de trabalho. Ao incentivar quem tem um sonho e deseja abrir seu negócio na cidade, estamos fazendo a economia girar e cuidando também do social”, destacou.

Visão estratégica da marca como partida para o sucesso

O fundador da Chilli Beans, Caito Maia, falou ao público sobre sua experiência que começou com a revenda de óculos comprados em um camelô à criação da maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina. O empresário pontuou a importância da identidade de uma marca como diferencial competitivo.

“O empresário brasileiro ainda não dá o valor necessário à marca. A Chilli Beans chegou aonde chegou porque investe nisso. Nós não vendemos óculos, vendemos Chilli Beans. Quem vende óculos são os concorrentes. A marca é o que faz a diferença. É investir em comunicação e posicionamento”, afirmou.

Trazendo para a realidade local, Caito compartilhou estratégias de oportunidades em mercados regionais. “Em cidades menores, o custo de aquisição de clientes é muito mais baixo. Anunciar e contar sua história pode ser até 50 vezes mais barato do que em São Paulo, por exemplo, e o retorno é enorme. É uma chance incrível para quem quer crescer”, completou.

Painel Macaé Empreendedora


A noite também foi marcada pela experiência de empreendedores locais que falaram sobre sua jornada desde o início de suas trajetórias à consolidação de marcas que são referências em seus ramos de atuação.


O momento foi compartilhado por Érica Mendes, da Escola de Dança Âmbar+Ana Botafogo; Ricardo Gonçalves, conhecido como Russo, do Restaurante Tiwan; Helena Maltez, da XLife, e Mayara Pinto, do Espaço Mayara Pinto.

Programação segue nesta quarta e sexta-feira, confira e inscreva-se aqui:
Dia 19 - Hotel Dulac Praia do Pecado
17h - Momento Sebrae Delas

18h - Painel Macaé Empreendedora Gabriela Legg - Clínica Legg

Kelly Paiva - Mirabolando

Fabiana Cunha - Prisma Soluções Ambientais

19h - Palestra FGV - Empreendedorismo Feminino

Mulheres que Transformam Ideias em Resultados: O Poder do Empreender com a especialista da FGV, Solange Pose Garcia

Dia 21 - CriaSana no Sana
17h - Painel Macaé Empreendedora Carolina Bianchi e Kézia Siqueira Jaber

18h - Oficina de Artesanato

21h - Encerramento