logo

Casos de dengue caem 89% nos três primeiros meses do ano

31/03/2011 15:41:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Secretaria de Saúde continua em alerta e pede colaboração da comunidade para evitar epidemia

Desde o início do ano, o número de casos de dengue tem aumentado em todo o país. Em Macaé, a situação está controlada, mas a secretaria de Saúde está em alerta, já que várias cidades vizinhas estão com alta incidência de casos da doença. Dados apontam uma queda de 89% no número de casos confirmados de dengue.

Segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, a médica Laila Nunes, a queda de 89% no número de casos confirmados da doença se deu entre os meses de janeiro a março deste ano, se comparados com o mesmo período de 2010.

No mesmo período, também foi registrada uma queda de 86% no número de notificações. De janeiro a março de 2010 foram notificados 497 casos destes 379 confirmações. Já neste ano, no mesmo período foram 68 notificações com 40 confirmações.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que mesmo com os dados apontando uma queda no número de casos, os cuidados para evitar a proliferação do aedes aegypti devem continuar, pois a dengue é uma doença grave que pode levar à morte.

- Vários municípios do estado do Rio de Janeiro estão vivendo uma epidemia, por isso todo cuidado é pouco. No ano passado em Macaé, nos três primeiros meses foram confirmados mais de 350 casos da doença, e registrados dois óbitos por dengue hemorrágica e não queremos que este tipo de coisa se repita -, alerta

Eduardo cita como atitudes principais para evitar a dengue, além de não jogar lixo na rua e em terrenos baldios, evitar água parada em recipientes, garrafas, pneus, além de fechar bem caixas d’água e piscinas.

Ele lembra ainda que os ovos do aedes aegypti sobrevivem em ambiente seco por até um ano. Depois, basta uma chuva para que se transformem em larvas e em uma semana para virar mosquitos.

Ações – Além do trabalho de rotina com visitas domiciliares dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, a secretaria de Saúde vem implementando mecanismos para o efetivo enfrentamento da dengue através de uma política de saúde baseada na intersetorialidade com envolvimento dos setores de saúde, saneamento, limpeza urbana, meio ambiente ,educação,
Guarda Municipal e a sociedade.

Desde 2007, a secretaria também vem utilizando a homeopatia nas escolas, em ações pontuais nos bairros, mas também com postos diários, como no centro da cidade e terminais rodoviários. A utilização da homeopatia em saúde coletiva representa uma forma complementar a todas as ações de saúde pública, desenvolvidas pela secretaria, tornando-se uma ação importante como coadjuvante ao plano de contingência para o controle da dengue.


Fotos Relacionadas