Foto: Ana Chaffin
Uma das tarefas dos agentes é aplicar larvicida
Atendendo à demanda de moradores que solicitam seus serviços, o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) realiza, nesta terça-feira (16) e na quarta-feira (17), um mutirão nos condomínios Village do Horto e Village da Serra, onde residem mais de 800 famílias. As residências estão localizadas na Estrada Aderson Ferreira Filho, na antiga Estrada Macaé – Glicério.
Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, a ação conta com 27 agentes de endemia, dois supervisores gerais e três supervisores de campo. “Consiste em combate à dengue, aos roedores, ao caramujo africano e ao pernilongo Culex. Além disso, o carro fumacê atuará nessas localidades, sempre no início da noite, eliminando o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, explica.
Sobre combate à dengue, os agentes de endemia do CCZ visitam casa por casa, instalando telas nas caixas d’água e aplicando larvicida. Já sobre o ataque aos roedores, primeiramente eles checam os pontos estratégicos e problemáticos onde há risco para a população. “Neste caso aplicamos isca com veneno”, afirma Ramon.
A respeito do caramujo africano, também há colocação de iscas, chamadas de iscas moluscicidas. Isso acontece em terrenos baldios. Sobre o pernilongo Culex, Ramon conta que para dizimá-lo, são aplicados biolarvicidas nos bueiros, boca de lobo e na rede de esgoto desses condomínios. “É que o Culex se reproduz em água suja”, explica, acrescentando que o trabalho nos condomínios Village do Horto e Village da Serra é de grande validade porque promove a qualidade de vida da população.
Ação oportuna
Morando no Village do Horto, há seis meses, a servidora pública Suelen Coelho de Oliveira, de 25 anos, diz que o trabalho do CCZ é oportuno, pois nas ruas quando chove e a terra fica úmida proliferam os caramujos africanos nos jardins e nas calçadas.
Também satisfeita com a ação, Michele Rodrigues, de 31 anos, moradora na localidade, há mais de quatro anos, salienta que essa ação é importante, pois combate os mosquitos que tanto a incomodam.
Por sua vez, o chefe de Elétrica, Fábio da Silva Martins, de 41 anos, valoriza o carro fumacê. “A gente utiliza repelentes contra os mosquitos. O fumacê vai colaborar para mudar isso”, finaliza.