logo

CCZ dá início ao levantamento de índice de dengue na terça-feira

26/07/2013 15:58:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) concentrará suas atividades, na próxima semana, no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue. Por conta da pesquisa, a campanha de vacinação antirrábica não será realizada entre os dias 30 de julho e dois de agosto.

Os dados obtidos na pesquisa serão importantes para estabelecer as ações de prevenção e combate ao mosquito. O levantamento será realizado por 100 agentes de endemias. A meta é visitar 3.920 imóveis, em 47 localidades, distribuídas nos 44 bairros. As amostras serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, se é residência, comércio ou terreno baldio. Em seguida, serão enviadas ao laboratório para identificação e posterior avaliação do índice geral por bairro.

A expectativa da equipe é que com as baixas temperaturas o índice seja baixo. É importante que com as chuvas a população verifique os quintais e eliminem os depósitos que podem acumular água e se tornem criadouro do mosquito aedes aegypti, pois os ovos do mosquito depositados nos recipientes podem sobreviver por mais de um ano sem água.

Levantamento – No último levantamento realizado em maio, o índice de infestação predial foi de 2,8%, o que representou queda de um ponto com relação à última pesquisa feita em março, que apontou 3,8%. O resultado ainda mostrou situação de alerta, já que o tolerado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. 

Para reduzir a infestação do mosquito e controlar a dengue, além das visitas de rotina para eliminação de criadouros e tratamento com larvicida, também são executadas ações diferenciadas como coloca ção de telas em caixas d´água , orientação e pulverização.

Os gestores de saúde ressaltam que a colaboração da população é fundamental no controle da doença na cidade.