CCZ inicia mutirões contra a dengue

26/10/2012 15:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo

Pratos de vasos de planta e bebedouro de animais: criadouros para o mosquito

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé inicia na próxima segunda-feira (29) uma série de mutirões para o controle do mosquito transmissor da dengue. O trabalho será feito com base no novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

De acordo com os dados obtidos no levantamento, o índice de infestação no município foi de 1,2 considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de médio risco. Os agentes de combate a endemias vão percorrer os principais pontos onde foram detectados os maiores índices infestação do Aedes aegypti apontados no Liraa.

Segundo o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, este resultado era esperado, pois o levantamento foi realizado no período pós chuva.

- Ovos do Aedes aegypti podem ficar até um ano em recipientes, mas, ao entrar em contato novamente com a água, basta pouco tempo para larvas começarem a nascer. Em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta, explica.

Ele ressalta que 12 bairros do total de 47 apresentaram a presença do Aedes Aegypti, desses três tiveram indicação de risco de infestação acima de 3,9. Nova Malvinas (7,0), Botafogo (6,5) e Cajueiros (6,2) e os depósitos predominantes foram os recipientes para armazenamento de água para consumo humano ao nível do solo como caixas d´água e tonéis, além de pratos de vasos de planta e bebedouro de animais.

Sete bairros foram considerados em estado de alerta, Novo Horizonte (2,9), Centro (2,9), Lagomar (2,8), Imbetiba (2,3), Ajuda de Cima (1,6), Miramar (1,4) e Nova Esperança (1,3). Flávio destacou que durante os levantamento nos bairros Lagomar e Miramar foi verificado que os depósitos predominantes são de lixo descartados pneus, sacolas plásticas, latas e plantas.

O supervisor geral do CCZ, Eric Souza, acrescenta que além de intensificar o trabalho de campo com tratamento e eliminação dos criadouros nos bairros com maior índice, será feita a pulverização com carro fumacê.

Na segunda e na terça (29 e 30) a equipe atuará no bairro Cajueiros, na terça e quarta (30 e 31) Nova Malvinas e na quinta-feira (01/11) Botafogo. “O mutirão pretende levar ao conhecimento da população a necessidade de eliminar os criadouros para que futuramente o município não sofra uma epidemia de dengue”, disse.

Os agentes também farão um trabalho de orientação com panfletagem nos locais de maior circulação na próxima quinta-feira (01/11). Como nos terminais Lagomar e Central, Calçadão da avenida Rui Barbosa, Rodoviária, entrada da Petrobras, ponte de acesso à Nova Holanda e na entrada da Barra.

O supervisor geral do CCZ, Marcelo Monteiro lembra ainda que os agentes de endemias realizam diariamente seus trabalhos de orientação nas residências, informando aos moradores quanto o perigo da dengue e de seus criadouros. “Contamos muito com a participação efetiva da população, que sem ela não podemos contornar este quadro”, ressaltou.