CCZ: órgão que atua pela saúde pública

15/09/2014 10:20:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

O CCZ executa visitas domiciliares para identificar focos de doenças como a dengue.

A população de Macaé pode ter segurança de que existe no município um serviço eficiente de saúde pública. É que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, que atua neste setor, realiza diversas atividades na capital nacional do petróleo, atendendo aos munícipes em curto espaço de tempo, com resultados imediatos.

De acordo com coordenador do CCZ, Ramon Bouças, o órgão está devidamente capacitado para exercer atividades de Vigilância Ambiental e tem o objetivo de realizar o controle de doenças comprovadamente registradas, em uma determinada área geográfica, por meio de ações de prevenção, educação e realização de atividades operacionais práticas. Ele informa que o CCZ executa visitas domiciliares para identificar focos de doenças como a dengue.

- Neste caso, ocorre o bloqueio da transmissão do vetor. Ainda há o combate aos roedores, além de controle de pulgas, carrapatos e bichos de pé, diz acrescentando que também são realizados pelos funcionários do centro programas como: Controle do Culex (pernilongo), de animais sinantrópicos (pombos e morcegos), animais peçonhentos (cobras, escorpiões e aranhas) e do caramujo africano. “O CCZ ainda promove a Campanha de Vacinação Antirrábica animal (cães e gatos) e apreensão de animais de grande porte como equinos e bovinos em vias públicas”.

Ele continua dizendo que o órgão é responsável pela recepção, investigação e tratamento de endemias, tais como: malária, esquistossomose, leishmaniose, febre maculosa, doença de Chagas, leptospirose, toxoplasmose, entre outras. Os funcionários ainda fazem fiscalização zoo-sanitária em estabelecimentos comerciais ligados à atividade de banho e tosa, pet shop, hotéis, abrigos, casas de ração e agropecuárias, além de clínicas e consultórios veterinários, emitindo licença zoo-sanitária para pleno funcionamento do local.

- No rol de ações do CCZ ainda há atendimentos a denúncias de maus tratos a animais e criações irregulares, além de monitoramento de casos de acidentes por mordedura ou arranhadura causada por cães ou gatos em unidades de saúde locais, para posterior acompanhamento dos pacientes quanto ao recebimento de vacinas e observação do animal agressor por dez dias, conclui.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Augusto de Carvalho 101, Imbetiba, e os telefones são: (22) 2772-6461(22) 2772-6461 / 2796-1186 e 0800-0226461.