logo

CCZ prossegue com ações de combate ao mosquito da dengue

24/08/2011 15:03:34 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Moradores devem ficar atentos também no inverno

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé inicia esta semana as ações de combate e controle do Aedes Aegypti, nos bairros onde os índices se apresentam elevados para infestação do mosquito. Os dados foram obtidos durante o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LiraA) realizado este mês.

De acordo com o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, será realizado o trabalho de pulverização com o carro UBV (fumacê) nos bairros Maringá, Malvinas e Botafogo, onde o índice de infestação chegou a 1%, considerado de alerta para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, a necessidade de estar sempre alerta mesmo durante o outono e o inverno.

- É bom ressaltar que o resultado da pesquisa apresentou um índice de Infestação Predial da cidade de 0,2%, condição considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde. Nestes bairros estamos intensificando os trabalhos de conscientização e orientação para que os moradores colaborem e eliminem os criadouros do mosquito -, alertou, lembrando que os ovos do mosquito sobrevivem em local seco por mais de 400 dias, basta uma chuva.

O trabalho do carro UBV será realizado em quatro semanas, sendo que a pulverização acontecerá uma vez por semana. A cada ano são realizados quatro Liras, para que haja um acompanhamento frequente do quadro geral da dengue no município.

O resultado da pesquisa apontou que os depósitos predominantes foram os de nível do solo (caixa d’água, tambor, tonel) com frequência percentual de 60 % seguido dos depósitos móveis, vasos e frascos de plantas com 20%.

Flávio acrescenta que o Ministério da Saúde já estuda a utilização de novo larvicida no próximo verão. Para manusear o produto os agentes passarão por treinamento com aulas práticas e teóricas.

Ações – Além do trabalho de campo realizado pelos agentes de combate a endemias, a secretaria de Saúde disponibiliza o medicamento homeopático de combate à dengue. A equipe do programa de Homeopatia e práticas integrativas vem atuando no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, toda segunda e quarta-feira.

O medicamento homeopático não é uma vacina, ele fortalece o sistema imunológico e faz com que os sintomas da doença sejam amenizados.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.
Quem tiver dúvida ou quiser alguma informação para a eliminação dos focos do mosquito da dengue, pode entrar em contato com o CCZ pelos telefone (22) 2762.0175.