logo

CEAM Macaé participa de Fórum da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em Quissamã

28/09/2023 18:12:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Divulgação

Principal objetivo do fórum é debater a política de abrigamento às mulheres em situação de violência na região e a criação integrada de estratégias

A equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamin participou, nesta quarta-feira (27), do VII Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Quissamã. O evento foi realizado no auditório da Administração Municipal e contou com a presença da prefeita do município, Fátima Pacheco, do vice Marcelo Batista, da Deputada Estadual Martha Rocha, da secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, da Coordenadora Geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento do Ministério das Mulheres, Simone Cristina Souza, entre outras autoridades da região.

A prefeita de Quissamã abriu o encontro destacando a importância do diálogo entre as esferas de governo. “Ainda estamos atrasados na busca da igualdade de gênero. Precisamos ter coragem para falar sobre esse assunto e enfrentar o problema de forma conjunta entre as esferas municipais, estaduais e federais”, ressaltou.

O principal objetivo do fórum é debater a política de abrigamento às mulheres em situação de violência na região e a criação integrada de estratégias que fortaleçam a rede de proteção, bem como as parcerias entre os municípios.

Para a coordenadora do CEAM Macaé, Nathalia Mustafa, os encontros são oportunidades de debater, de maneira cada vez mais aprofundada, a construção de um abrigo de breve permanência na região.

“Desta vez, dialogamos com representantes da Secretaria de Estado da Mulher e do Ministério das Mulheres, que apresentaram estatísticas dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e nos trouxeram muitas sugestões, além de nos auxiliarem na luta pela construção do abrigo. A deputada estadual Martha Rocha se comprometeu a fazer uma indicação na ALERJ e colocar a previsão da verba no orçamento para o próximo ano”, destacou.

A programação do evento contou com café da manhã, apresentação cultural, palestras e roda de conversa com o tema: “Maria da Penha vai à escola: educar para enfrentamento e prevenção”. O Fórum Intermunicipal acontece de forma itinerante a cada dois meses, desde agosto de 2022 e reúne cerca de 15 municípios da região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense. O primeiro foi realizado em Macaé.