Cemaia é referência nacional em apoio à adoção

03/06/2005 15:10:33 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, através da Fundação de Ação Social (FAS), participou na última semana, do X Encontro Nacional de Apoio à Adoção (ENAPA) em Goiânia. Na oportunidade, Macaé foi citada como o município que realiza o melhor trabalho do Brasil em apoio à adoção, tanto em qualidade quanto em quantidade de funcionários, inclusive com todo suporte necessário. O desempenho da prefeitura foi bastante elogiado para orgulho do Presidente da FAS, Fernando Horta, e da assistente social Samant

A cidade foi elogiada por manter as crianças abrigadas no Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia), nas escolas e por realizar um trabalho de reinserção das crianças ao seu lar de origem. Desempenho que proporciona às crianças um período curto dentro da instituição enquanto aguardam decisão judicial. O Cemaia investe ainda no trabalho de recuperação da família para abrigar a criança no menor tempo possível.
Macaé foi elogiada ainda, pela atuação na Campanha de erradicação do Trabalho Infantil, conscientizando a população a não comprar essa idéia. A campanha conta com distribuição de cartazes. As ações estão sendo desenvolvidas desde o dia 26 de abril, através do Programa Patrulha Social, que tem por objetivo patrulhar as ruas do município visando identificar crianças e adolescentes que possivelmente, estejam sendo exploradas, de qualquer forma, nas ruas.
Entre os assuntos em pauta foram discutidos: a necessidade da criação do Grupo de Apoio à Adoção de Macaé e a instalação de um programa municipal, em parceria com a Vara da Infância e Juventude para incentivar ainda mais o programa de adoção. Já existe parceria entre a FAS e a Comissão Judiciária para Adoção (CEJA), que promove a adoção de duas crianças por famílias na França. Outra criança está em processo de adoção no município e quatro irmãos estão em processo de adoção em Niterói.

- Isso é muito gratificante, pois sabemos que as crianças adotadas estarão recebendo carinho e atenção das famílias, pois para proceder à adoção é feito um processo rigoroso de seleção, principalmente quando a família é do exterior. O acompanhamento é feito pela CEJA e, trimestralmente, eles mantêm contato com a família para verificar se as crianças estão bem, durante o processo de adaptação - , explicou Hota.

Em 2006, o encontro será em Niterói, no mês de maio. Segundo Horta, até lá, o programa deverá estar implantado no município, com grupo de apoio formado junto com sociedade civil. “Após a implantação do grupo, partiremos para implementar o programa de apadrinhamento e casa abrigo, onde teremos pais e mães social que abrigarão crianças institucionalizadas, aguardando adoção. As crianças que não estiverem em processo de adoção e sob proteção, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, continuarão no Cemaia, contando com acompanhamento técnico, inclusive com distribuição de cestas básicas e cursos de qualificação para os pais para que eles possam aumentar a renda familiar e isso não venha trazer problemas, como a exploração do trabalho infantil”, disse.

Paralelo a isso, a equipe da FAS conversou com outros grupos que estavam reunidos de outras cidades do Brasil, inclusive, promotores públicos e juizes, onde foram trocadas idéias sobre o Programa Sentinela, que será instalado no município, visando o combate ao abuso sexual em crianças e adolescentes. “Poder constatar ser Macaé referência à proteção a criança no país, comprova o investimento do município na causa”, enfatizou.

- O Grupo de apoio junto à família das crianças adotivas orientará sobre o momento oportuno para falar com a criança que ela é adotada e o porquê da necessidade de fazer com que a criança saiba porque foi adotada, efetuando um trabalho psicológico enfatizando que ela é filha do coração, fator importante na formação da criança. Todas essas ações servem para comprovar que o município vem cumprindo à risca o Estatuto da Criança e Adolescente, finalizou Horta.