Com o intuito de ser um diferencial na vida de crianças com neuropatologias, a equipe profissional do Cemeaes IV, único do município a atender este tipo de deficiência, está confeccionando mobiliários adaptados às necessidades especiais desta clientela. São cadeiras e mesas em tubos e conexões de PVC e tiras plásticas (conhecidas como “macarrão”), entre outros equipamentos, que podem promover uma verdadeira inclusão social na vida dessas crianças que necessitam de cuidados especiais.
Para a fisioterapeuta do Cemeaes IV, Luciana Vizeu, que, juntamente com outros profissionais de sua equipe, fez o curso de utilização destes materiais na construção de mobiliários com professores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o material utilizado barateia em muito os custos finais.
- Muitas destas crianças não frequentam escola porque não têm espaço adaptado para elas, como cadeiras e mesas. Em casa também, os pais têm grande dificuldade de dar banhos e refeições, por exemplo. O material é adaptado para a vida diária da criança.
O Cemeaes IV promove um trabalho multiprofissional, isto é, com profissionais especializados em diversas áreas, no atendimento de crianças com comprometimento neurológico, de 0 a 15 anos. Ao todo, são mais de 40 atendimentos especializados, por uma equipe capacitada no método Bobath para tratamento de crianças neuropatológicamente afetadas.
A administradora do Cemeaes IV, Elaine Azevedo, informa que a adaptação do mobiliário é pessoal. Cada criança é percebida em suas necessidades: “É uma experiência inovadora no município. Vamos, agora, começar a buscar parcerias tanto para a aquisição dos materiais, como para a confecção dos mobiliários.” E anima-se: “Assim estamos transformando em prática a inclusão social, melhorando a qualidade de vida e o acesso de um modo geral destas crianças especiais.”
O Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes IV), ligado a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, fica na rua Visconde de Quissamã, 674, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Hoje, o Cemeaes IV atende uma média de 1.200 pessoas, entre crianças e adultos, oferecendo atendimentos de Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição, Pediatria e, na área de Educação Física, natação, hidroginástica e alongamento.