CEMEAES: oito anos de serviços especializados prestados à população

18/03/2005 17:11:22 - Jornalista:

O Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar (CEMEAES) está passando por transformações estruturais e funcionais. O objetivo é ampliar seus serviços, já consagrados pelos pacientes e sociedade em geral. Inaugurado em 1997, seu objetivo inicial era atender as crianças da rede municipal de ensino. Seu público-alvo foi se diversificando nesses oito anos de existência. Atualmente, está aberto a toda a comunidade.

A fisioterapeuta Marlene Reis, coordenadora geral, responsável pelos quatro módulos, acompanha o trabalho desde o início, quando integrava a coordenação de fisioterapia. “No início, o atendimento era feito ao escolar de sete anos com dificuldade de aprendizagem pelos mais diversos motivos, identificados no início da alfabetização. Em seguida, passamos a receber alunos do ensino médio. Esses problemas eram identificados na área intelectual, comportamental e psicomotora, sob os cuidados do setor de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, conta Marlene.

O mesmo setor passou a cuidar de outros públicos: crianças mais novas, necessitadas de cuidados preventivos, e pessoas da terceira idade, necessitadas de tratamento curativo de seqüelas na área física e comportamental. Além dessas pessoas, surgiram as crianças especiais, com enfoque específico: problemas físicos ou mentais. Entre elas, as hiper-ativas, portadores de síndrome de Down, paraplégicas, com seqüelas de poliomielite, paralisia cerebral, síndrome de Rett, - com características da criança autista, comprometendo em geral as meninas - e os próprios autistas.

O professor de Educação Física Edwar Santana, diretor físico de todos os módulos, relaciona suas atividades no Centro. “O setor de Educação Física dispõe de aulas de natação infanto-juvenil, hidroginástica, dança, ginástica, futsal, voleibol, ginástica rítmica e atividades aquáticas terapêuticas”. A coordenadora geral fala da área de psicopedagogia, que atende a distúrbios específicos cognitivos. “Esses pacientes são encaminhados pelas escolas para os núcleos, enquanto todos os outros são enviados por médicos”, observa.

A equipe interdisciplinar do CEMEAES é formada por professores, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O padrão de atendimento é individualizado, com hora marcada, transporte gratuito oferecido pela prefeitura para os casos mais graves e carentes e alimentação no local de atendimento. Juan Magaldi faz a mediação dos recursos humanos com a direção de todos os módulos.

Os resultados apontam a melhora dos atendidos em vários aspectos: funcional com respeito à área motora, elevação da auto-estima, motivação e relação social, além da melhora da produtividade escolar, do rendimento físico, do desempenho das atividades da vida prática e diária, principalmente com relação à independência do idoso.

Além dos aspectos preventivos e curativos, Marlene Reis destaca os resultados sócio-educacionais: crianças e idosos saem da ociosidade; valoriza-se o trabalho em grupo com o envolvimento da família; os assistidos assimilam a disciplina; têm a oportunidade de estar num ambiente saudável e produtivo de convívio; a diminuição do nível de estresse- angústias e depressões e a valorização do processo de aprendizagem.

O CEMEAES funciona de segunda-feira a sábado, de 07hs às 21hs. Com esse perfil de trabalho, é seguramente o serviço mais completo, que conta com profissionais graduados, pós-graduados, com mestrado, doutorado e técnicas específicas para diversos quadros e patologias.