O CEMEAES – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar – desde o início do ano passa por transformações estruturais e funcionais, visando à ampliação dos seus serviços. Ao anunciar a inauguração do quinto módulo, que vai funcionar na Barra, para atender o setor Rosa, a coordenadora geral do Centro, fisioterapeuta Marlene Reis, e o responsável pelo setor de esportes, Edwar Santana, falam dos alunos da rede como a principal clientela.
- No início, os alunos da rede municipal eram a única clientela. O serviço se ampliou, e o setor de Educação Física passou a dispor de aulas de natação infanto-juvenil, hidroginástica, dança, ginástica, futsal, voleibol, ginástica rítmica. Os quatro módulos existentes e o quinto a ser inaugurado vão desenvolver um trabalho com uma só metodologia, afirmou Edwar.
Segundo a coordenadora geral, fisioterapeuta Marlene Reis, inaugurado em 1997, no início, o objetivo do projeto era atender somente aos alunos da rede escolar de ensino - crianças de sete anos com dificuldade de aprendizagem pelos mais diversos motivos, identificados no início da alfabetização. Em seguida, o CEMEAES passou a receber alunos do ensino médio, sob os cuidados do setor de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Com o passar do tempo, outros serviços foram incorporados, como o atendimento a idosos e crianças especiais, hiperativas, portadoras de síndrome de Down e de Rett, autistas, com paralisia cerebral, problemas fonoaudiológicos, fisiológicos e outros, responsáveis pela participação, cada vez maior, do setor de esportes do Centro.
A coordenadora do Centro ressaltou o total apoio da secretária de Educação Milmar Pinheiro e falou do atendimento nos módulos. A equipe interdisciplinar do CEMEAES é formada por professores, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais. O padrão de atendimento é individualizado, com hora marcada, transporte gratuito oferecido pela prefeitura para os casos mais graves e carentes e alimentação no local de atendimento.
Segundo Marlene, os resultados entusiasmaram a secretária Milmar, que se reuniu com o prefeito Riverton Mussi para implementar o quinto módulo, que vai atender aos alunos do setor Rosa, em prédio situado nas proximidades do COPA, centro distribuidor da merenda escolar.
- Os resultados apontam a melhora dos atendidos em vários aspectos: funcional com respeito à área motora, elevação da auto-estima, motivação e relação social, além da melhora da produtividade escolar, do rendimento físico, do desempenho das atividades da vida prática e diária, principalmente com relação à independência do idoso, disse.
Segundo ela, os resultados preventivos, curativos e sócio-educacionais animaram o prefeito a preparar o módulo de número cinco para o início de 2006 e a pensar na instalação do serviço em outros bairros. Marlene Reis destaca os resultados sócio-educacionais.
- Crianças e idosos saem da ociosidade; valoriza-se o trabalho em grupo com o envolvimento da família; os assistidos assimilam a disciplina, e têm a oportunidade de estar num ambiente produtivo e de convívio saudável, com a diminuição do nível de estresse - angústias e depressões - e o processo de aprendizado é valorizado, concluiu.