logo

Cemitérios da cidade preparados para receber visitantes no Dia de Finados

01/11/2007 15:05:33 - Jornalista: Equipe Secom

No Dia de Finados cemitérios cobrem-se de flores, velas são acessas e preces são feitas. Todos os cemitérios do município já estão preparados para receber os visitantes na data que homenageia os mortos. No Memorial Mirante da Igualdade haverá culto ecumênico celebrado no Salão Memorial, às 9 horas. A visitação ao Memorial poderá ser feita até às 18 horas.

A secretaria executiva de Serviços Públicos concluiu a limpeza dos cemitérios, com pintura, capina e jardinagem. A Fundação de Ação Social (FAS), administradora do Memorial Mirante da Igualdade, destinou equipe de trabalho para melhorar as condições de visitação para o Dia de Finados, ocasião em que são esperadas algumas centenas de pessoas.

Segundo o presidente da FAS, Anízio Portugal, já foram tomadas providências como pintura das gavetas, dos jazigos e meio-fios, além de jardinagem na área do Cemitério Parque.

História do Dia de Finados

Desde os tempos mais remotos a humanidade mostrou veneração pelos mortos. Tanto que uma das primeiras características de cultura humana é justamente o cuidado demonstrado no sepultamento dos mortos.
No século I, os cristãos rezavam pelos falecidos e costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já verificava-se a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja já dedicava um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado em 2 de novembro, porque no dia 1º é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.