A abertura oficial da 17ª Mostra de Projetos da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) aconteceu, às 18h30, de segunda-feira (6), no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Mas a Mostra, que se estenderá até sábado (11), das 14h às 22h, já agita o pólo universitário desde o último sábado (4). Neste ano, com 178 trabalhos semestrais, as apresentações, além das noturnas, acontecem à tarde. Outro diferencial é a inclusão de projetos de conclusão de curso, de iniciação científica e do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS).
Neste mês, a gestão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a da FeMASS foi unificada. “Nosso objetivo é facilitar maior integração entre as duas instituições”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia. Ele acrescentou que, além da manutenção dos três cursos de graduação já existentes na faculdade – Sistemas de Informação, Administração e Engenharia de Produção, mais dois novos serão criados, a partir de 2012, voltados para a formação de profissionais que atendam a rede municipal de ensino. A FeMASS é uma das raras unidades de Ensino Superior geridas por um município no país.
As apresentações da 17ª Mostra, neste semestre, acontecem simultaneamente em seis salas da Cidade Universitária. Além dos 178 trabalhos semestrais, estão na programação dez produções da disciplina ‘Trabalho de Conclusão de Curso1 (TCC 1)’ e dois da ‘Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2)’. Também participam os estudantes dos três cursos integrantes do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS), que lançou um portal para a faculdade em setembro.
As mostras da FeMASS têm como principal objetivo levar o conhecimento produzido na faculdade à comunidade. O coordenador de Projetos da FeMASS, Leonard Barreto, disse que convidou gestores e servidores de diversas secretarias do município para assistirem as apresentações. “Isso porque grande parte delas está relacionada a temas de interesse do município. Além disso, alguns alunos que já atuam nas empresas locais buscam soluções para problemas que se apresentaram em sua prática profissional”, explicou o professor, ressaltando a importância das pesquisas para o mercado de Macaé e região.
O evento conta com a participação de cerca de 860 estudantes e de 63 professores. Destes, 47 estão envolvidos com os trabalhos semestrais. Na abertura oficial, nesta segunda-feira (6), o professor Leonard ministrou a palestra ‘A pesquisa e os trabalhos Acadêmicos da FeMASS’, citando os principais órgãos financiadores de pesquisa e o desenvolvimento da FeMASS neste campo. A universidade desenvolve atualmente três trabalhos de iniciação científica e dois de extensão. Os editais de incentivo são abertos pela Funemac no início de cada ano.
Também está sendo fomentado o NDS com 25 alunos atuantes, que nesta primeira fase trabalham no desenvolvimento do Sistema Acadêmico da FeMASS. Essa palestra foi seguida da apresentação do coordenador do curso de Administração, Edson Ricardo Gonçalves, e de seu aluno, Bruno Maia, sobre a ‘empresa júnior’, que, a partir do próximo ano, será um dos principais projetos da instituição. Já a professora Rafaela Binatto, na palestra ‘Pensar a Ciência’, tratou do lado filosófico das pesquisas.
Mostra de Projetos - Esta metodologia para avaliação dos graduandos é aplicada desde 2002 na FeMASS. A apresentação de projetos é realizada desde o primeiro período, com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho. As pesquisas são elaboradas por grupos de alunos de cursos diferentes, a fim de se conseguir uma integração entre os conhecimentos de cada área. Os trabalhos semestrais podem ser desenvolvidos para se tornarem um TCC. Mais informações sobre a 17ª Mostra, que acontece na Cidade Universitária, rua Aluísio Da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros, podem ser obtidas pelo telefone 2796-2501.