Central da Gratuidade continua com recadastramento do passe escolar

23/07/2013 14:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Moisés Bruno

Processo é realizado na sede da Central da Gratuidade, situada na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, das 8h às 16h, na antiga estação ferroviária

Com o objetivo de verificar a demanda pelo passe escolar eletrônico em Macaé, a Central da Gratuidade continua realizando o recadastramento 2013 do benefício. Esta etapa começou no dia 3 de junho. A reabertura atende os estudantes matriculados na rede municipal que não se recadastraram no período anterior e tiveram seus cartões bloqueados. O processo é realizado na sede da Central da Gratuidade, situada na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, das 8h às 16h, na antiga estação ferroviária.

O trabalho do recadastramento 2013 começou em 18 de fevereiro, com previsão de fechamento em 18 de março. No entanto, para que não houvesse nenhum prejuízo aos estudantes beneficiados, ocorreram duas prorrogações: a primeira, até 28 de março, e depois até 30 de abril. Após esta data, o cadastramento foi encerrado para o levantamento do quantitativo real e, a partir daí, os cartões não recadastrados foram cancelados.

- Verificar a real demanda pelos passes escolares nos permite fazer um planejamento adequado. Isso favorece não somente o aprimoramento da prestação dos serviços públicos, como também a economia de recursos por meio da racionalização destes serviços. Em 2012, tínhamos 20 mil cartões ativos. Com o recadastramento, são 9.400 cartões, o que é uma redução significativa - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

Para o recadastramento, os responsáveis precisam da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência, além da declaração escolar específica original e sem rasura, que contenha o logotipo da Coordenadoria de Transporte, assinatura da diretora e carimbo da mesma junto ao carimbo da escola. A declaração precisa estar dentro da validade de 30 dias. Os documentos dos responsáveis também são necessários.

- A documentação exigida comprova que o aluno continua estudando e necessita do cartão escolar, pois não usa nenhum outro sistema. E a partir do processo de recadastramento, em até dez dias úteis, o cartão volta a funcionar, explica o subsecretário de Transporte, José Mauro de Farias Junior.

Este é o primeiro ano em que o recadastramento do passe escolar eletrônico foi realizado no município.