logo

Central do Trabalhador da prefeitura capta quase duas mil vagas de emprego em quatro meses

27/12/2007 16:14:38 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, por intermédio da Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet), gera semanalmente mais de 300 vagas de emprego no mercado formal de trabalho em Macaé. Em quatro meses, de agosto a novembro desse ano, a Caet captou 1.855 vagas e encaminhou 3.105 macaenses ao mercado de trabalho. Relatório técnico elaborado pelo Observatório de Emprego e Renda da secretaria de Estado de Trabalho e Renda aponta Macaé como a terceira cidade do Estado do Rio de Janeiro em geração de emprego.

A oferta de emprego no município é direcionada à mão-de-obra especializada e qualificada para o setor onshore e offshore de petróleo e gás.

- Macaé é uma cidade que oferece oportunidades de emprego, mas para quem tem qualificação. Por isso, a prefeitura vem investindo em cursos de qualificação para que os munícipes possam ocupar essas vagas que o mercado de trabalho oferece. A implantação da Cidade Universitária, com cursos da FeMASS, UFRJ e UFF, e da Fábrica de Cidadania, com cursos na área de informática, são algumas das políticas públicas voltadas para a qualificação da população de Macaé, destacou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

A Caet é vinculada à secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), e divulga, toda semana, listagem atualizada com descrição das vagas disponíveis no mercado de Macaé relacionadas a diversas áreas. A Central prioriza o desenvolvimento e a execução de políticas públicas do governo do prefeito Riverton Mussi, de inserção no mercado de trabalho. De agosto a novembro, a Caet encaminhou 3.105 trabalhadores para vagas de emprego.

Além de fazer a captação de vagas diretamente nas empresas, a Caet realiza diariamente o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego. O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

- Os setores que mais oportunizaram vagas foram Comércio, Serviços e Construção civil. A criação da Caet possibilita ao governo municipal dar apoio ao trabalhador na obtenção dessas vagas de emprego, evitando que o mesmo tenha que ir às empresas entregar o currículo. Com essa captação de vagas damos condições ao munícipe de ocupar essas oportunidades de emprego – destacou o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

Os documentos necessários para o trabalhador se cadastrar na CAET são: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, registro profissional (caso tenha).

A Caet funciona na Incubadora de Empreendimentos, que fica localizada na Estrada do Imburo, s/º - Ajuda de Baixo. O telefone é (22) 2759-4820.