logo

Centro de Controle de Zoonoses divulga nova data da Campanha Nacional Antirrábica

16/09/2010 14:19:29 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Município já vacinou mais de 18 mil cachorros e gatos

Após três meses de pré-campanha da vacinação antirrábica em Macaé, a Secretária Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulga a nova data da Campanha Nacional, transferida do dia 18 deste mês, para 16 de outubro.

Ao todo, já foram vacinados, nos 86 postos fixos e volantes instalados no município, mais de 18 mil gatos e cachorros, superando a meta estabelecida pela Prefeitura de Macaé. Até agora, em Macaé, não foram registrados nenhum óbito e somente 19 ocorrências de reações adversas.

O motivo da mudança da data foi devido às reações em animais nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o que levou às secretarias estaduais de Saúde, em conjunto com as secretarias municipais, juntamente com o Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento, a interromper a vacinação para a investigação das ocorrências.

A vacinação em Macaé foi interrompida desde o dia 08 deste mês e retornando, então, na nova data remarcada pelo Ministério da Saúde. Treze postos estão sendo preparados para o dia 16 de outubro, onde atuarão cerca de cem agentes de combate a endemias e, após, serão programados postos volantes nas demais localidades. Confira os locais na listagem ao final da matéria.

O diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses, Rogério Lemos, ressalta que o objetivo do programa é erradicar a raiva animal de cães e gatos domésticos do município: “É importante que a população colabore e leve seus animais para vacinar. A vacina é gratuita e deve ser aplicada apenas uma vez por ano”, informa, acrescentando a importância da apresentação do cartão de vacinação do animal.

Os animais, no momento da vacinação, devem estar sempre acompanhados de um adulto que possa segurá-lo durante a aplicação. Nos locais, o CCZ distribui para o responsável a carteira de comprovante de vacinação e informativos com orientações de como prevenir e cuidar dos animais domésticos.

O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados. Um animal com raiva transmite a infecção a outros animais ou aos humanos através da mordida. A partir daí, o vírus desloca-se através dos nervos até à espinal medula e ao cérebro, onde se multiplica. Em seguida, desce pelos nervos para as glândulas salivares, onde se instala.

A raiva é uma doença grave causada pelo vírus rábico, que pode atacar inclusive o homem, sendo transmitido por agressões de animais portadores do vírus, na maioria das vezes por mordida de cães e gatos que são os principais transmissores da doença.

“Muitos donos de animais desconhecem alguns cuidados que devemos ter. Por exemplo, somente aos três meses de idade o animal deve receber a primeira dose da vacina contra a raiva. Outro cuidado é quanto ao banho. Deve ser dado em dias quentes, com xampu próprio e sabão neutro. O pêlo deve ser seco e escovado e deve-se tomar cuidado com os ouvidos que devem ser limpos e secos”, alerta a veterinária da Prefeitura, Cláudia Andrade.

Como esclarece o supervisor de campo do CCZ, David Tavares Moura, os locais de vacinação são sempre pontos próximos a locais bem conhecidos nos bairros, como escolas, igrejas, praças e postos de saúde, por exemplo: “A vacinação acontece sempre em dois horários, das 9 às 11 horas e depois das 13h às 16h30min. Temos locais onde a densidade populacional é maior e assim a equipe fica o dia todo vacinando. Em outros pontos a equipe estará pela manhã numa localidade e à tarde em outra”, finaliza.

Em caso de mordida ou arranhão:
• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;
• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;
• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.
• Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.


Confira os locais da vacinação anti-rábica no dia da Campanha Nacional:

Lagomar II - Antiga Padaria Sr. Juarez W5
Imburo Mercadinho e Açougue Ponto Certo
Rio Novo (Associação de Moradores)
Novo Cavaleiros (Praça do Bairro)
Centro (Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas)
Nossa Senhora da Glória (Escola Municipal Lions)
Praia Campista (Posto de Saúde da Família)
Cajueiros (quadrada escola de samba Pricesinha)
Parque Aeroporto (Escola Municipal Claudio Moacir e Zelita Rocha)
Morro de Santana (Unidade Básica de Saúde)
Botafogo (Praça do bairro)
Aroeira (Escola Municipal Rachel Ried)
Miramar (Escola Municipal 1º de Maio)

Após o dia 16, serão marcados postos volantes nas seguintes localidades:

Horto Aroeira (Pesagro)
Horto Aroeira/Village do Horto
Virgem Santa (Praça do Coreto)
Laranjeiras/Santa Tereza
Imburo
Aterrado do Imburo
Sem Terra (região Serrana)