Foto: João Barreto
Até quarta-feira, agentes de combate a endemias estão em Glicério
Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde visitaram neste ano 162 mil e 209 imóveis. O objetivo é combater o mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus. Os mutirões prosseguem esta semana até quarta-feira (25), na Região Serrana, na localidade de Glicério.
De acordo com o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, os cuidados com o mosquito devem ser diários, mesmo no outono - cada cidadão dever fazer sua parte para contribuir na eliminação dos possíveis focos do Aedes.
- As pessoas devem cuidar do seu quintal e de seu ambiente de trabalho porque o lixo não atrai só mosquitos, mas também roedores e outros animais peçonhentos. O cuidado deve ser constante - enfatizou.
Além do combate ao mosquito Aedes aegypti, os agentes de combates a endemias realizam o trabalho de controle químico com o carro fumacê. As ações são sempre realizadas em dois horários, um pela manhã, às 6h e à tarde, às 18h. No caso de chuvas ou ventos fortes, o trabalho é adiado e a equipe retorna em outro dia.
As equipes atuam nesta semana no Parque Duque de Caxias, Horto, Nova Malvinas, Malvinas, Ajuda e Sol Y Mar.
Vacinação antirrábica - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde prossegue com a campanha de vacinação antirrábica no município. Esta semana, os agentes de combate a endemias estarão de 9h às 16h nas localidades de Águas Maravilhosas (segunda-feira, 23); Sapucaia - Fazenda Saudade (terça-feira, 24) e Laranjeiras - Santa Tereza (quarta-feira, 25).