Criado com o objetivo de humanizar o atendimento para a terceira idade, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) é, hoje, um ponto de referência na comunidade, com diversos atendimentos para as mais variadas faixas etárias, cumprindo uma das principais metas do governo que é oferecer qualidade de vida para a população.
No Centro de Convivência do Idoso, as pessoas têm à disposição um ambiente amplo que promove a integração. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, a proposta é ampliar as atividades oferecidas. “O espaço é grande com condições de abrigar idosos, crianças e pessoas com deficiência. A nova coordenação do CCI quer fazer um trabalho que envolva várias faixas etárias, promovendo a socialização e elevando a autoestima”, explica.
Atualmente, existem convênios firmados com diversos setores da administração municipal, como as secretarias de Saúde e Educação, a Coordenadoria Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), Fundação Macaé de Cultura (FMC), além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os Escoteiros do Mar, possibilitando que diversos serviços sejam ofertados diariamente, promovendo maior integração dos idosos com a comunidade.
No local, é possível ao idoso passar pela Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), formada por serviço social, geriatria, fisioterapia e psicologia. Com o resultado é possível conhecer o perfil cognitivo e funcional e encaminhar o participante para as atividades.
Entre as opções de serviços, o Centro de Convivência do Idoso, inaugurado em junho do ano passado, oferece oficinas de teatro, memória, pintura em tecido e tela, feltro, fuxico. Além disso, são oferecidos ioga, atividade física, massoterapia e apoio psicológico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na área de saúde, através da parceria com a UFRJ, é oferecido atendimento de neurologista, pneumologista, dermatologista, cardiologista e pediatria. Para ser atendido nessas especialidades, é necessário que a pessoa seja encaminhada por um clínico geral.
Temporariamente, também funciona no Centro de Convivência do Idoso a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Laura Sueli de Campos Bacelar, atendendo 260 crianças. De acordo com o governo municipal, o prédio que abriga a creche está em obras, e o trabalho com essas crianças no CCI vai durar até dezembro de 2013.
Desde o início do ano, os jovens atendidos pelo 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé também fazem parte de suas atividades no Centro de Convivência do Idoso, nos finais de semana, além de realizarem atendimento ao público diariamente e a capacitação dos voluntários. “Ficamos sem local para a realização das atividades do grupo no início do ano, mas, através da Subsecretaria do Idoso e do Cemeaes, conseguirmos apoio para que pudéssemos continuar a atender os quase 80 jovens que, atualmente, participam das atividades da instituição”, explica Lucas Franco, diretor da instituição.
A ideia do governo é também realizar fóruns, feiras de artesanato e exposição de trabalhos manuais. Na sede da subsecretaria do Idoso, localizada na Rua Francisco Portela, 444, Centro, existem plantões de Serviço Social e Jurídico, além de atendimento psicológico, recebimento e apuração de denúncias de maus tratos à pessoa idosa e cadastramento do passe interestadual.
Centro de Convivência
O espaço oferece infraestrutura com salas para atendimento médico e cursos, além de um auditório e academia de ginástica aberta ao público em geral. Ao todo, são 2.793 metros quadrados de área construída em um terreno de 9.252,56 metros quadrados estruturados com o propósito de atender aos grupos da terceira idade, o Recanto dos Idosos, a Guarda Sênior Municipal, a Casa do Idoso e toda a população com idade superior a 60 anos.