logo

Centro de Educação Tecnológica Profissional vai receber R$ 300 mil em investimentos

29/11/2007 17:00:50 - Jornalista: Waleska Freire

O Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep) da Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia da prefeitura Municipal de Macaé vai receber R$ 300mil em investimentos do Governo federal. De acordo com o secretário Guto Garcia, esse recurso vai proporcionar a implantação de toda a estrutura do órgão como uma sala de videoconferência, três salas de informática, biblioteca virtual, sala multimídia e a aquisição de diversos equipamentos.

A verba foi incluída no orçamento do Governo Federal através de emenda do deputado Jorge Bittar, aprovada automaticamente. O prefeito Riverton Mussi conversou sobre o assunto com Bittar na última semana, durante visita do deputado à cidade. O Cetep vai funcionar na Escola de Informática, rua Alfredo Backer, 363, Centro, oferecendo 200 cursos gratuitos para a população, beneficiando cerca de seis mil pessoas.

De acordo com o secretário, com o recurso federal, o Cetep vai poder contar com uma excelente infra-estrutura de três laboratórios de computação, cada um equipado com 15 computadores para atendimento à 30 alunos em cada um deles, acessando a Internet. Nesses laboratórios, serão ministrados cursos de informática (Windows, Linux, Word, Excel, Power Point, Acess, Html, programação de Computadores, montagem e manutenção de micros, projeto de Rede Física e Lógica, Photoshop, Corel Draw e outros).

Também haverá uma biblioteca virtual com acesso à internet com impressora, cursos de educação à distância; um laboratório de rede que terá equipamentos específicos: dois servidores, três computadores; três salas de aula equipadas com telão, Datashow e um computador em cada sala de aula e uma biblioteca técnica.

Além dessa infra-estrutura, o recurso vai ser destinado à aquisição dos materiais e equipamentos necessários, como 51computadores de última geração, dois servidores de rede; duas Impressoras laser; sete aparelhos de ar condicionado com capacidade de 20.000 BTUS; 51 mesas de computadores; três telões; datashows; e retro-projetor.

Outros equipamentos necessários são sete mesas de professor; suprimentos para instalação de rede de informática, 150 carteiras acolchoadas para as salas de aula; 60 cadeiras; duas máquinas copiadoras; seis TV`s de 29"; seis DVD`s; 20 Pen Drives de 4Gb cada para uso dos Instrutores; três aparelhos de FAX; além dos programas de informática.

- Devido ao interesse recíproco das esferas públicas para desenvolvimento social sustentável no município de Macaé, esta emenda do deputado permite o desenvolvimento de uma forma efetiva de promoção de geração de trabalho e renda, para desenvolvimento social local sustentável, avaliou o secretário Guto Garcia,lembrando que o projeto faz parte do plano de desenvolvimento sustentável do município.

Emenda

A emenda número 902205 está na Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização do sistema de elaboração de emendas às leis orçamentárias e faz parte das emendas individuais de cada deputado, que possuem aprovação automática.

"Os parlamentares dispõem de dotação que sai da reserva de contingência para alimentar as emendas, por isso dizemos que está aprovada automaticamente. Não há chance de rejeição", explicou Luiz Gonzaga, assessor do gabinete do deputado em Brasília. A emenda seguirá para votação no plenário do Congresso Nacional.

Um dos objetivos do Cetep é suprir a demanda de mão-de-obra qualificada, necessária à produtividade do município de Macaé no mercado de trabalho, garantindo possibilidades de qualificação.

- Com o constante desenvolvimento da região Norte-Fluminense através dos investimentos da indústria do Petróleo, torna-se de fundamental importância preparar a população da cidade com as qualificações exigidas pelas indústrias que ao se instalarem na região, necessitam de profissionais qualificados e por não os encontrá-los no local, acabam por contratar mão-de-obra de outros municípios e regiões, gerando diversos problemas sociais e econômicos, disse o deputado federal Jorge Bittar.