Terminam nesta sexta-feira (10) as matriculas para os cursos inglês e espanhol do Centro Municipal de Idiomas de Macaé. No total, estão sendo oferecidas 335 vagas, distribuídas em inglês (255) e espanhol (80). Os interessados podem se inscrever na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, situado na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. As inscrições seguirão o critério de preenchimento total das vagas disponíveis.
As vagas são destinadas aos alunos de 12 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio na Rede Pública de Ensino de Macaé e também à comunidade em geral com Ensino Médio concluído. Os interessados deverão levar duas fotos 3x4 recentes; Documento de Identificação (Certidão de Nascimento, Carta de Motorista, Cédula de identificação Civil ou RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Original e cópia; CPF Original e cópia e Comprovante de residência recente. Alunos de 12 a 18 anos deverão levar também a Declaração da escola em que está matriculado este ano constando as médias finais da série anterior.
Já os interessados nas vagas destinadas à comunidade em geral com Ensino Médio concluído na rede pública de ensino deverão apresentar (além da documentação citada) a Certificado de conclusão ou declaração da escola onde concluiu o Ensino Médio. Alunos de graduação, pós graduação ou mestrado, da Rede Pública de Ensino em Macaé – Municipal, Estadual ou Federal –, (FeMASS, FUNEMAC, UENF/LENEP, UFF, UNIRIO e UFRJ) deverão levar além de todos os documentos citados, a declaração ou comprovante de matrícula deste semestre.
Os interessados poderão requerer ainda teste de nivelamento que pode ser conferido no edital. Na segunda-feira (13) será aplicada uma prova de interpretação textual para todos os novos alunos do CMI, com o objetivo de avaliar o aluno para melhor auxiliá-lo nas aulas de laboratório, corrigindo assim alguma deficiência de leitura, e melhorando o aprendizado do idioma em estudo.
Segundo o diretor do Centrexs, Omar Machado de Araújo, o projeto visa nivelar os alunos com uma base sustentável para não prejudicar no ensino de línguas.
- Além da experiência em sala de aula a equipe de professores do CMI pesquisou em livros e trabalhos acadêmicos sobre o ensino de línguas, onde verificamos que este é um problema real no ensino de idiomas, e de acordo com nossa pesquisa está será a primeira vez que uma escola de idiomas implementará um projeto de aulas paralelas para sanar esta dificuldade apresentada pelos alunos, destacou o coordenador do Centro, Enoque Gonçalves Ribeiro.
Ainda segundo Enoque, a procura pelas inscrições superou a meta prevista, mas restam ainda vagas para adolescentes no curso de inglês, no turno da manhã e espanhol a tarde. Enquanto para os adultos ainda restam vagas para o curso de espanhol no turno da noite e no sábado pela manhã.
- Estamos recebendo ligações e pessoas pedindo informações desde o agosto de 2011, mas não imaginávamos que pessoas viriam de madrugada para garantir sua vaga no CMI; é importante lembrar que para ser aluno do CMI o adolescente deve está matriculado em uma escola da rede pública e os adultos devem ter concluído o ensino médio em escola pública ou está cursando faculdade pública, destacou.