Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, da Secretaria de Saúde no dia internacional da mulher

08/03/2024 19:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), ganhou uma programação especial no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, da Secretaria de Saúde. Dinâmicas, palestras e um café da tarde foram direcionados ao público e profissionais do espaço.

O objetivo da programação foi destacar a melhoria da qualidade de vida aos que frequentam o local voltado para reabilitação. De acordo com a divisão de reabilitação e fisioterapia do município, Janiane Nunes, o Centro recebe uma média de 2.800 atendimentos por mês. “Registramos que a maior parte do nosso público é feminino. Preparamos uma programação diferente e específica para destacar questões relevantes ao universo feminino”, ressaltou.

A ação foi aprovada pelos visitantes. Entre eles, estava Silvia Moreira, que foi levar o filho para atendimento. “É sempre bom sabermos informações sobre nossos direitos e temas que permitem refletir sobre o mundo. Gostei muito!”, falou. Da mesma opinião foi Silma Jorge, que foi levar o pai para reabilitação. “No Dia da Mulher contar com palestras de uma equipe preparada foi muito importante. Não vou esquecer desta sexta”, disse.

Para Janiane Nunes, a programação no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho foi preparada para destacar o cuidado, zelo, qualidade de vida e olhar de atenção para a mulher. “O dia é todo o dia, mas questões de respeito, valorização e a importância de políticas públicas voltadas para as mulheres devem ser tratadas”, comentou. A previsão é que ainda neste mês de março seja implementado o Serviço de Reabilitação Pélvica da Mulher, que trabalha com a prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas ao assoalho pélvico com indicação para o tratamento de questões como; dor pélvica, incontinência urinária. O princípio do tratamento é restabelecer a funcionalidade adequada na musculatura pélvica.

Palestras - A equipe formada por psicóloga, assistente social e fisioterapeuta foram responsáveis por dinâmicas e um bate papo especial. A psicóloga Suzete Maria Alves abordou o tema “Saúde Mental da Mulher”!. Na ocasião ela citou como a saúde mental do público feminino pode ser afetada por diversos fatores como; hormonais, culturais e sociais.

“Todos sofrem impactos na saúde mental, daí deve ser levada em consideração algumas questões que a mulher pode passar, e o homem não, o que pode causar ansiedade, depressão e comportamento voltado ao suicídio. Temos que lembrar que a pandemia também contribuiu para aumento de agressão às mulheres, que também põem sofrer com exigências ao corpo perfeito e transtornos alimentares”, pontuou.

Também na programação, a assistente social Fabiana Paschoal dos Santos pontuou os tipos de violência contra mulher; física, psicológica, patrimonial e sexual. A informação, suporte e reflexão são essenciais. “A procura por rede de apoio e unidades como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), de Macaé são fundamentais para romper este ciclo de violência”, citou ao lembrar também de questões que afetam o psicológico como sobrecarga de trabalho, racismo, assédio moral e preconceito de gênero.

“Os cuidados com a saúde e a importância da atividade física”. Estes foram alguns dos assuntos apresentados pelo fisioterapeuta Leonardo Toledano Barbosa.” Fiz questão de citar a importância da atividade física, aspectos psíquico e motor, conhecimento corporal, ganho de massa muscular e a análise da densidade óssea , a partir dos 50 anos para identificar osteopenia (fase inicial) ou osteoporose”, explicou.

Neste dia das mulheres é positivo lembrar da necessidade de atividade física diária. “Dependendo da idade, além da atividade física será necessário medicação prescrita e exercícios de baixo ou médio impacto para trabalhar com as áreas cardiopulmonar e motora”, frisou.

O Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho fica na Rua Governador Manoel Silveira, 108, Centro, anexo ao Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.


Fotos Relacionadas