logo

Centro de Saúde Jorge Caldas comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite

19/05/2010 17:00:39 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiiário

Comemorando o Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite , a Prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde e do Programa Municipal DST/HIV/Aids, promove uma semana de atividades em vários pontos da cidade. Nesta quarta-feira (19), às 8h foi iniciada campanha preventiva com distribuição de preservativos, cartilhas e folders informativos, no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas. A meta é atender 100 pessoas durante todo o dia.

A campanha continua nesta quinta-feira (20), na UBS de Imboassica e na sexta-feira (21), no ESF, no Aterrado do Imburo, sempre das 8h às 16h.

O objetivo é orientar a população sobre o problema, pois a maioria das pessoas só descobre que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surge o primeiro sintoma, o que pode acontecer décadas após a infecção.

- A nossa missão é informar aos jovens sobre os agravos decorrentes das DST’s, como e onde realizar os exames, reduzindo seus índices de ocorrência. A prevenção é muito importante para detectar os milhões de infectados existentes e evitar que a doença evolua, informa a coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids, Vera Andrade.

Segundo o diretor técnico do programa, Edibert Pellegrini, dados mostram que cerca de 10% dos acasos de hepatite B se transformam na forma crônica. Desses, cerca de 50% têm vírus replicante, e podem evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado em até cinco anos. “A boa notícia é que já existe vacina eficaz contra a doença”, disse Edibert.

Ele explica que nos casos de hepatite C podem evoluir para forma crônica em até 80% dos casos, sendo que até 25% são candidatos a receber tratamento médico para evitar que doença evolua para cirrose hepática ou câncer do fígado. A evolução da doença pode demorar de 20 a 30 anos e não têm vacina.

- A informação é extremamente importante tanto para a educação quanto para os serviços de saúde, principalmente se tratando de DST/HIV/Aids e pode se tornar um instrumento determinante no combate aos meios de transmissão, comentou Edibert. Ele relata ainda que “os números de casos têm aumentado, em 160.725 habitantes sendo 8,24% constituída de jovens na faixa etária das idades entre 15 e 19 anos. Com este aumento, a secretaria de Saúde e o Programa Municipal DST/HIV/Aids realizam constantemente eventos contra a doença”, conclui Edilbert Pellegrini.

Confira a programação:

Dia 20/05
Horário: 8h às 16h
Local: UBS – Imboassica

Dia: 21/05
Horário: 8h às 16h
Local: ESF – Aterrado do Imburo

Como é transmitido?

A transmissão das hepatites B e C é feita por meio de relações sexuais sem proteção. As demais formas da doença são transmitidas por meio do uso de objetos perfuro-cortantes (como agulhas e seringas), amamentação feita pela mãe contaminada, transfusão de sangue e contato com alimentos contaminados, como frutas e verduras mal lavadas ou mal cozidas.

Sintomas

A pessoa infectada pela doença raramente apresenta sintomas, os quais são inespecíficos, como o cansaço. O hemograma não diagnostica a hepatite C. É necessária a realização do teste chamado ANTI-HCV. Qualquer pessoa pode realizar os testes. É feito a coleta de sangue e não precisa estar de jejum. O Centro de Saúde Dr.Jorge Caldas fica na Praça Washington Luiz, s/n Centro.