logo

Centro Pop ganha sala de leitura

18/02/2022 09:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Local conta com jogos e títulos variados

O atendimento do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, ganhou uma sala de leitura através da disponibilização de livros pela Coordenadoria Geral de Políticas Sociais e Igualdade Racial. Intitulada Sala de Convivência Ivan Lima, o local conta com jogos e títulos variados direcionados aos atendidos.

A previsão é que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Lagomar também ganhe em breve um ponto de leitura. Os livros doados pela comunidade passam por triagem e são devidamente higienizados, seguindo protocolos sanitários. O Centro Pop e a Coordenadoria Geral são vinculados à Secretaria Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé.

Outros CRAS também já receberam os pontos de leitura; Barra, Serra e Botafogo. De acordo com a Coordenadora Geral de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Conceição de Maria, a intenção é incentivar e valorizar a literatura.

"O fomento à leitura é uma das prioridades. Mesmo em um meio digital, as pessoas devem ter domínio da leitura. As pessoas em situação de vulnerabilidade merecem um espaço específico para que possam adquirir e ampliar mais conhecimentos e mergulhar no universo dos livros", destaca.

Ela anunciou que no dia 21 de março, data alusiva à Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) também ganhará uma espaço específico para leitura. A inauguração será realizada às 15h, e contará com a presença da professora e poetisa, Isabela Ingra.

Para o coordenador de Média Complexidade da a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e também interino do Centro Pop, Jorge Luís da Silva Ramos, a sala de leitura está sendo um espaço bem recebido pelos usuários.

"Percebemos que eles ficam curiosos com os livros, o que contribui na questão de ampliar os horizontes e ter pensamentos mais saudáveis. Estamos muito satisfeitos. Outras ações previstas são as parcerias para a realização de oficinas diversas e palestras sobre prevenção à saúde", destaca.

A sala de leitura é elogiada pelos frequentadores. Entre eles está Walace Rodrigues, de 23 anos. "Sempre quando posso passo por aqui. Me sinto bem tendo acesso aos livros", conta.

Centro Pop

Localizado na Rua José Bruno de Azevedo, nº 99 (ao lado do Terminal Central), o Centro Pop funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. A coordenação do espaço registrou 112 atendimentos no mês de janeiro. O local atende pessoas acima de 18 anos, que estão em situação de rua. Ao procurar o Centro, eles recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais.

O Centro Pop é reconhecido por atender pessoas em situação de vulnerabilidade social em busca de oportunidade de trabalho e melhores condições de vida.

O atendimento também se estende para corte de cabelo, todas às quartas-feiras, e agendamento quinzenal da emissão da carteira de identidade, às segundas e terças. O Centro Pop possibilita apoio para situações como o retorno ao lar de origem e acesso ao mercado de trabalho.

Ao procurar o Centro, os atendidos recebem café da manhã, quentinhas no almoço e lanche, em horários específicos nos turnos da manhã e tarde. Eles também podem tomar banho e lavar suas roupas. Materiais como sabonete, shampoo e sabão em pó, são disponibilizados para os usuários nos momentos das atividades, que seguem um cronograma.

Os que necessitam de abrigo temporário são encaminhados para a Pousada da Cidadania, que funciona na Rua Orlando Tardelli, 206, Jardim Bela Vista (antigo Hotel Jardim Bela Vista). O atendimento do espaço é todos os dias, 24h por dia. O objetivo é acolher pessoas em situação de rua e promover reinserção social.


Fotos Relacionadas