Foto: Gabriel Emerik
A ação foi realizada na noite da última quarta-feira (12)
A Cidade Universitária está inserida nas ações do projeto Macaé Sem Fumo que faz parte do planejamento de ambientes livres de tabaco desenvolvido pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod). Uma equipe de técnicos da Cepod implementou mais uma ação no campus, na noite de quarta-feira (12), com distribuição de material informativo sobre os riscos causados pelo cigarro e outras drogas.
O material foi entregue a quem manifestou interesse pela campanha e contou ainda com a apresentação do “Caveirão”, mostrando, de forma lúdica, de sala em sala, que o cigarro causa danos não somente ao fumante, mas na saúde de quem compartilha o mesmo ambiente exposto à fumaça do tabaco, principalmente, em casa e no trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo.
A meta é que, a partir de 2015, a Cepod concentre ações com base no calendário de eventos promovidos pela Funemac, levando em conta o grande número de pessoas que circulam pelo polo universitário todos os dias. Na ação, a equipe também informou e orientou sobre o serviço da Secretaria Municipal de Saúde que faz acolhimento das pessoas que desejam parar de fumar por meio da equipe da área técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo. O atendimento no programa é gratuito.
A equipe da Cepod lembrou que a campanha na Cidade Universitária será feita de forma contínua, a partir de reunião entre o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, e a coordenadora da Cepod, Claudia Magaldi, na semana passada. O objetivo é informar sobre o conteúdo e a importância do cumprimento das legislações federal, estadual e municipal – em destaque a Lei nº 3.990/2013 -, sobre os riscos para a saúde associados ao consumo de tabaco, ao tabagismo passivo e à importância de políticas para reduzir o seu consumo.
A lei define a aplicação de multa para todo estabelecimento que permite fumantes em seu interior. A equipe da Cepod explicou que, no caso da Cidade Universitária, a lei só não se aplica na calçada do lado externo da grade de proteção do campus.
A Cepod é responsável pela execução da política municipal sobre drogas, nas questões referentes a substâncias psicoativas que causem dependência física e/ou psíquica.
A Cidade Universitária é composta pela Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), pública municipal, e as federais UFF e UFRJ, além do Centro Municipal de Idiomas (CMI). Está localizada na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.