Foto: Kaná Manhães
O subsecretário de Saúde, Edílson Simões, comentou sobre a profissão e o profissional de enfermagem
Com o tema “O cuidado de enfermagem e as novas perspectivas para Macaé”, teve início na noite de terça-feira(8), no Hotel Sheraton, o I MacaEnf e o IV Simpósio Municipal de Enfermagem promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Municipal Saúde (Semusa) e da Coordenação de Enfermagem. Durante a solenidade de abertura, o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, que representou o prefeito Riverton Mussi, comentou sobre a valorização do profissional da saúde.
Cerca de 400 profissionais e estudantes da área participaram da abertura e da Conferência Magna que discutiu o assunto “O cuidado como um desafio existencial”, através de atividade cultural.
De acordo com o coordenador de Enfermagem, Ivanildo Drumond, o simpósio é de grande valia para o município, principalmente para os profissionais e estudantes. “Com a chegada da Faculdade de Enfermagem na Cidade Universitária, nós faremos pesquisas científicas”, disse, acrescentando que o evento tem por objetivo possibilitar a integração entre a comunidade local, a gestão da saúde e a universidade, através da pesquisa científica e discutir tendências e possibilidades de melhorias para a saúde com ênfase na situação epidemiológica de Macaé.
O subsecretário de Saúde, Edílson Simões, comentou sobre a profissão e o profissional de enfermagem. “A enfermagem avançou muito durante os últimos seis anos. É reconhecidamente a maior força de trabalho da saúde, uma das principais prioridades da atual gestão municipal, que visa a dignidade e autonomia no exercício da profissão. O tema destina-se ao cuidado da manifestação na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si”, enfatizou.
Edílson lembrou a conquista da classe em 2008, que durante anos lutando junto com a Associação Macaé de Enfermagem (AME) para sancionar a lei e reduzir a jornada de trabalho para 24 horas semanais e a obrigatoriedade de local de repouso nas unidades de atendimento. “Eram reivindicações antigas da classe que o prefeito Riverton Mussi e o atual secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, na época como vereador, entenderam a importância destas novas regulamentações para todos os profissionais”, frisou.
Joelson Tavares falou que a Faculdade de Enfermagem veio para somar e garantir uma saúde melhor para a população macaense. “Cuidar de quem cuida, é cuidar da saúde. A enfermagem é uma profissão especial. Um exemplo, é quando chega um paciente no hospital ele precisa de medicação que é passada pelo médico, mas é o enfermeiro quem acolhe, cuida e medica o paciente”, explicou Joelson Tavares.
Participaram também da solenidade os coordenadores e a diretoria geral do Curso de Enfermagem campus Macaé, representantes do Conselho Regional de Enfermagem.
Confira a programação:
Dia 9 (quarta-feira)
9h – Mesa redonda “A transcendência do cuidar: O desafio da Enfermagem”
10h30 – Painel: “O cuidar e as práticas em saúde: Tendências e Possibilidades em Macaé”
14h – Painel: “Compreendendo o cuidado na atenção básica: um olhar multi-profissional”.
17h – Atividade cultural
Dia 10 (quinta-feira)
9h – Palestra: “A Enfermagem e os desafios contemporâneos”
10h – Apresentação de trabalhos na modalidade: sessão pôster. Recortes temáticos: metodologia da Enfermagem, fundamentos da Enfermagem e Enfermagem médico-cirúrgica
14h – Saúde da mulher e da criança, Saúde Coletiva e áreas afins.
16h – Atividade cultural.
Dia 11 (sexta-feira)
9h – Mesa redonda: “As entidades de classe e as novas perspectivas de cuidar em Macaé”
10h – Conferência de encerramento: “O cuidar como proposta para todos nós”
11h – Premiação de pôster e apresentação de relatório final do evento.
12h – Atividade cultural e encerramento.