logo

Cerca de sessenta histórias infantis serão contadas em evento nas escolas municipais

02/12/2011 08:37:19 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria de Educação de Macaé, a partir do próximo ano letivo, terá mais 58 professores capacitados para atuarem no estímulo à leitura. O módulo deste semestre do curso de Contadores de História termina com evento que apresentará cerca de 60 histórias em três unidades escolares municipais. Também os professores das salas de leitura vão finalizar as atividades, deste ano, apresentando suas práticas pedagógicas bem sucedidas. A proposta é a troca de experiências.

Somente, neste ano, 87 professores da Rede Municipal de Educação passaram pelo curso de formação continuada Contadores de Histórias. As matrículas para o próximo semestre letivo, que também são abertas a estudantes dos cursos de Pedagogia e de Formação de Professores, poderão ser feitas, a partir de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação, onde as aulas são ministradas. O curso tem um total de 50 horas, divididas em 40 semanais. A secretaria abre classes nos turnos da manhã, tarde e noite.

Além da formação, a Secretaria de Educação acompanha o trabalho dos professores das salas de leitura em reuniões mensais e apresenta propostas de trabalho, como o projeto “O Pinheiro de Natal”. A Coordenação do Programa de Leitura ofereceu uma oficina de artesanato para elaboração de fantoches das personagens desse conto popular e para decoração das salas de leitura. Professores e alunos estão envolvidos com os preparativos para as contações, que terão início na próxima semana. Além dessa história, os professores estão reproduzindo outras de Natal.

- Este curso tem possibilitado um crescimento muito grande para o professor, porque trabalha a desinibição e com a própria leitura de textos literários. Ele se torna mais criativo. Já para os que atuam nas salas de leitura, propomos algumas atividades, como a contação de ‘O Pinheiro de Natal’. Cada professor adéqua as propostas ao seu planejamento para a sala de leitura, diz a coordenadora do Programa de Leitura da Secretaria de Educação, Maria Georgina de Souza.

Cerca de 60 histórias serão apresentadas pelos professores que passaram pelo módulo desse semestre a grupos de estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental de três unidades escolares da rede. As apresentações acontecem na segunda-feira (5), na Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, no Bairro Botafogo. Na quinta-feira (8), às 8h e às 13h, a contação será na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, no Novo Cavaleiros. No dia 13, o evento acontece no Colégio Eraldo Mussi, nas Malvidas. Além disso, está prevista uma contação à noite na sede da secretaria, ainda na primeira quinzena deste mês.

Também na sede da secretaria, na manhã de quarta-feira (7), para professores das unidades de Ensino Fundamental, primeiro e segundo segmentos, acontece cerimônia de entrega de certificado. Os professores da Educação Infantil serão certificados à tarde. Nessa ocasião, vão ser apresentadas as práticas pedagógicas bem sucedidas desenvolvidas pelas escolas voltadas para o incentivo à leitura. O objetivo é compartilhar experiências, que poderão ser aplicadas durante o próximo ano letivo.

A professora da sala de leitura da Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada, na Imbetiba, há quatro anos, Rosenilda Moraes Fidalgo, que participou da oficina de fantoches e decoração natalina, já começou os preparativos para as contações com temas de Natal. Os alunos colaboram com a confecção do cenário das histórias.

- Fiz o primeiro módulo do curso de Contadores de História há quatro anos. Frequentei um ano do curso básico e mais seis meses do módulo avançado. Essa formação fez muita diferença na minha atuação profissional, porque aprendi a trabalhar a voz e desenvolvi outras habilidades, relata a professora.

A Escola Antônio Alvarez Parada atende a 600 alunos do primeiro segmento de Ensino Fundamental. Nessa unidade, o movimento de empréstimo de livros é muito bom, cerca de 300 por semana. As histórias contadas são discutidas, trabalhadas e reproduzidas em desenhos pelos estudantes. Essa unidade também desenvolve o projeto “Ler é bom, experimente”. Uma sacolinha com livro e caderno para registro da opinião do leitor sobre o livro contido nela passa por todos os alunos de cada uma das 22 turmas, que fazem a leitura em casa. Filmes sobre os temas dos projetos desenvolvidos pela escola também são exibidos e discutidos nesse espaço. Esta semana, o projeto ‘Africanidade’ teve destaque e na próxima o “O Pinheiro de Natal’ estará em evidência.