Foto: Bruno Campos
Prédio em estilo clássico é mostra da identidade cultural do município
Para proteger o valor histórico, artístico e cultural da Sociedade Musical Nova Aurora, a Prefeitura de Macaé realiza nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, a cerimônia de assinatura do termo de Tombamento Municipal da instituição. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos do município, que será festejado no dia 29 de julho.
São 140 anos de existência com pioneirismo nas suas atividades. Desde a sua criação, em 8 de junho de 1873, a Sociedade Musical Nova Aurora funciona no prédio com estilo clássico que chama a atenção de quem passa pelo calçadão da Avenida Rui Barbosa, 551, Centro.
Considerado um dos patrimônios culturais da cidade, o espaço foi constituído de apenas um pavimento com características ecléticas, destacando-se na parte central a empena que forma o frontão triangular, com vão fechado em arco ogival. A porta principal, centralizada, de madeira com almofadas e bandeira de vidro, dá acesso à capela. Os vãos laterais são de verga reta, fechados por janelas e em vidro e venezianas. Após 110 anos, o prédio da Nova Aurora foi restaurado.
Na história da instituição estão gravadas as presenças ilustres de macaenses que se destacaram pelo brilhantismo pessoal e talento artístico musical como Benedito Lacerda, Luiz Reid, Bento Costa Junior, Álvaro Bastos, Agenor, entre outros.
A Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora é um dos maiores representantes da cultura macaense. Já se apresentou em várias cidades do estado, inclusive na tradicional Sala Cecília Meireles e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de fazer concertos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Para quem está interessado em aprender a tocar algum instrumento musical, a Sociedade Musical Nova Aurora oferece aulas teóricas e práticas de instrumentos de sopro e percussão sinfônica como Flauta, Clarineta, Oboé, Clarone, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Xilofone e Vibrafone.