logo

Cerimônia marca lançamento da Exposição Brasileira do Criador de Mangalarga Marchador

05/02/2026 19:46:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Maurício Porão

Evento em março será realizado pela primeira no estado do Rio de Janeiro

O lançamento oficial da Exposição Brasileira do Criador de Mangalarga Marchador 2026 foi realizado nesta quinta-feira (5), no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Pela primeira vez na história, uma das três maiores programações nacionais do segmento acontecerá no estado do Rio de Janeiro, consolidando Macaé como referência para a realização de grandes eventos.

A programação será realizada entre os dias 16 e 21 de março, no Parque de Exposições. A expectativa é que o evento reúna cerca de 500 animais da maior raça de equinos da América do Sul. Durante o lançamento, o prefeito Welberth Rezende destacou o ineditismo e a relevância da escolha de Macaé como sede.

“É a primeira vez na história que o estado do Rio de Janeiro recebe um dos três maiores eventos nacionais do Mangalarga Marchador. Isso nos enche de orgulho e mostra que Macaé está preparada para receber eventos dessa magnitude, fruto de parcerias, planejamento e do momento positivo que a cidade vive”, afirmou o prefeito.

Welberth também ressaltou a estrutura do município e o impacto econômico da exposição. “Temos a segunda maior rede hoteleira do estado, uma gastronomia de qualidade, segurança pública e um parque de exposições entre os maiores do Brasil. Todo o governo municipal estará mobilizado para que esse evento seja um grande sucesso”, completou.

O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, enfatizou o reflexo direto da exposição na economia local. “Esse evento representa muito mais do que a exposição em si. Ele movimenta a economia, gera renda, fortalece o comércio local e valoriza o trabalho de quem vive da cidade, desde os criadores até os pequenos empreendedores”, destacou.

Representando o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Dario Colares, o diretor social da entidade, Cláudio Caiado, ressaltou a importância estratégica do evento e a escolha de Macaé como sede.

“O Mangalarga Marchador movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano e nada melhor do que uma cidade estruturada e bem administrada como Macaé para sediar essa exposição. Já temos 400 quartos da rede hoteleira bloqueados, o que mostra o impacto direto no turismo e na economia local”, apontou, destacando a infraestrutura do Parque de Exposições de Macaé.

A Exposição Brasileira do Criador 2026 é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Macaé (ACCMMM) e a Prefeitura de Macaé. A programação inclui julgamentos de Marcha (Batida e Picada), Morfologia, além das Provas Sociais, valorizando o trabalho de seleção dos criadores de todo o país.

Além das provas voltadas ao segmento, o evento contará com área gastronômica e comércio especializado voltado ao setor.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes do governo municipal, como o secretário de Agroeconomia, Carlos Paes, e de vereadores municipais.


Fotos Relacionadas