O Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante (CETEP) está em pleno funcionamento com 1390 alunos matriculados nos 17 cursos distribuídos em 40 turmas. Os cursos foram iniciados no dia 4. No próximo mês serão implantados mais nove cursos, além de palestras que serão oferecidas todas às segundas-feiras à noite e trabalhos em parceria com a Universidade Estácio de Sá.
Em parceria com o curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, duas vezes por semana, os alunos do CETEP de todos os períodos, terão aulas laboral antes do início das aulas. Além disso, os alunos dos cursos de Técnico de Enfermagem do Trabalho e Análises Clínicas vão utilizar os laboratórios da Estácio nas aulas práticas através de um Termo de Cooperação Técnica entre o CETEP e a Universidade.
Todas às segundas-feiras do mês de setembro serão oferecidas palestras de SMS, Relacionamento Interpessoal, Políticas Públicas, Legislação Trabalhista, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Qualidade, Orientação Profissional, Atendimento ao Cliente e Ética.
O CETEP é fruto de um dos convênios assinados entre a prefeitura de Macaé e a Petrobras através do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), no Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos em Macaé. O projeto consiste na implantação de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social.
De acordo com a diretora presidente do CETEP, Deyse Frota, os cursos que estão em funcionamento são de Operador de Pintura Industrial, Almoxarifado, Assistente contabilidade, Secretariado, Auxiliar Administrativo Informatizado, Bombeiro Hidráulico, Torneiro Mecânico, Legislação Ambiental, Introdução a Gestão Ambiental ISO 14001, Auto CAD, Taifeiro, Auxiliar Consultório Dentário, Torrista, Técnico Enfermagem do Trabalho, Assistente Materiais, Auxiliar de Escritório, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico.
- Esta é uma oportunidade que a prefeitura de Macaé e a Petrobras estão proporcionando para os jovens e adultos se recoloquem no mercado de trabalho e se qualifiquem para buscar até mesmo o seu primeiro emprego, ressalta Deyse Frota.
Em setembro começam os cursos de Auxiliar de Laboratório de Análise Clínicas, Recepcionista de Hotel (Inglês/Espanhol), Boas Práticas de Manipulação de alimentos, Básico de Operação de Empilhadeira, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Gestão de pessoas com Ênfase em Relacionamento Interpessoal, Qualidade com Ênfase em Vendas e Atendimento ao Cliente, Formação contínio - office boy e office gilrs e Operador de Empilhadeira.
Os cursos possuem duração de 20 até 200 horas com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda à sexta-feira, e sábados pela manhã. As pessoas que já fizeram suas inscrições ou querem fazê-lo devem comparecer para confirmar ou efetuar sua inscrição na Rua Alfredo Backer, 363 das 8h às 17h. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos completos, comprovante de residência, uma foto 3x4, não ser estudante de rede particular de ensino, e ter renda familiar não superior a 3 salários mínimos.