Foto: João Barreto
Inscrições para atividades de esporte e cultura começaram
Os preparativos para ativação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Malvinas, em Macaé, prosseguem. Já acontece a oficina de "Intervenção Artística - Planejamento" com grafite do professor Marlon Muk. A escolha do tema foi realizada pela comunidade e mostra a transformação de um lixão a partir da cultura e educação. A previsão é inaugurar o espaço até o final do ano, quando a última oficina "Intervenção Artística - Ação" será realizada.
As oficinas com lideranças comunitárias começaram em fevereiro deste ano e foram discutidos temas como "Sensibilização e Gestão Compartilhada", "Gestão Compartilhada, Objetivos e Composição", "Regras e Institucionalidade" e "Usos e Programação".
As inscrições para atividades de esporte e cultura já começaram. Serão oferecidas vagas para futsal, capoeira, dança de rua, jazz, baby class - a partir de três anos, jiu jtsu e teatro, além de contadores de história do grupo Historiarte, uma vez por semana, na Biblioteca do CEU. Os interessados devem comparecer com documentos de identidade e certidão de nascimento da criança.
A biblioteca do CEU funcionará três vezes por semana, das 8h às 17h, com acervo de dois mil livros, doados pela Fundação Macaé de Cultura e Sistema Estadual de Biblioteca.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atende no espaço com vários serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Entre eles, encaminhamento de auxílio funeral, Bolsa Família, CadÚnico e visitas domiciliares.
De acordo com a secretária de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, as ações estão sendo implementadas. "Estamos ocupando o espaço aos poucos e, com isso, aumentando nossa relação com a comunidade. A proposta é entregar um equipamento com políticas públicas que promovam cidadania", avalia a secretária.
O CEU, construído pelo governo federal e administrado pela gestão municipal, beneficiará cerca de 40 mil moradores. As atividades terão gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas de Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esportes, além de lideranças comunitárias.
O espaço, que possui três mil metros quadrados, recebeu a implantação dos equipamentos de academia, além do plantio de 70 mudas de árvores. Terá quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro e pista de skate. A estrutura visa integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sociais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital e promoção à cidadania.