Serão realizados reconhecimento geográfico, visitas domiciliares e vacinação antirrábica
Visitas domiciliares, vacinação antirrábica, controle do mosquito Aedes aegypti e reconhecimento geográfico são alguns dos serviços que a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, realizará nos dias 19, 26 e 27 de novembro. As ações integram o projeto Cevas Itinerante, trabalho que percorre semanalmente os bairros e localidades do município.
O trabalho na terça-feira (19), acontece no Imburo, no loteamento Paradiso, com vacinação antirrábica e orientação na praça. No dia 26 as ações seguem na mesma localidade, só que na área de Pindobas. Já no dia 27, os agentes estarão atuando na Cabeceira do Sana.
Durante o projeto Cevas Itinerante será realizado, também, o reconhecimento geográfico com o mapeamento do território topográfico, fazendo marcações numéricas nos quarteirões e quantificando o número de imóveis presentes em cada região. Além disso, os imóveis serão classificados de acordo com sua finalidade, facilitando a identificação de possíveis focos do mosquito.
Os agentes de endemias que irão atuar nestes locais realizando o bloqueio de casos positivos, com visitas domiciliares para tratamento e eliminação de depósitos que possam acumular água e se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Rotina
As atividades de rotina nos bairros continuam. As equipes irão percorrer as residências para orientar os moradores, coletar larvas, identificar e eliminar criadores que possam se tornar focos. A proliferação do mosquito Aedes acontece dentro ou próximo a áreas habitadas.
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) conta ainda com equipes que atuam em pontos estratégicos como: borracharias, empresas, praças, ferros velhos, cemitérios, entre outros. A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis e terrenos abandonados.
Cuidados - A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.