logo

Cevas realiza atividades para marcar o Novembro Azul

21/11/2024 11:58:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Ações são alusivas ao mês da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata.

Com um número de profissionais majoritariamente do sexo masculino, a gestão da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, realizou, nesta quita-feira (21), uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul, mês da campanha mundial de conscientização sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.

Com o tema “Novembro Azul – homem também se cuida”, o evento aconteceu na Cidade Universitária, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os temas das palestras abordaram a importância e o papel da atividade física e da nutrição na prevenção ao câncer de próstata e na saúde integral do homem.

Durante a solenidade de abertura, o gestor da Cevas, Luan Campos, pontuou a importância do cuidado individual para prolongar a vida com qualidade.



“Esse evento é sobre desmistificar tabus, conscientizar e quebrar preconceitos ainda existentes. Queremos fazer com que nós homens possamos buscar o médico, pois o diagnóstico precoce salva vidas, isso em todas as doenças, mas sobretudo no câncer”, frisou.



Além das palestras, os agentes puderam aferir a pressão arterial, exame de glicemia e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata e ajuda a identificar problemas na glândula que pode diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.



“O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações da doença, por isso, fizemos essa parceria com o laboratório municipal. É um exame rápido e fácil e, auxilia a instituir um tratamento precoce, aumentando as chances de cura da doença quando diagnosticada”, afirmou Luan.



Para o agente de endemias e cover do Leonardo, Lian Costa, o dia foi denominado de “Dia Azul”.



“Hoje foi o dia de quebrar preconceitos e tabus, vim aqui fazer meu exame e receber informações. Confesso que há muitos anos não procuro um médico e não faço exames. Essa iniciativa abre os nossos olhos e demonstra que devemos obter informação profissional, pois mesmo sabendo da importância do exame para o diagnóstico precoce da doença e prevenção, nós homens temos uma grande resistência”, pontuou.


Fotos Relacionadas