O axé do grupo Cheiro de Amor, um dos mais tradicionais do Carnaval da Bahia, é a atração desta sexta-feira (10) do Fest Verão de Macaé, organizado pela prefeitura e pela Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur). O show, com entrada franca, começa às 23h na área de lazer montada no quilômetro três da Linha Verde. A abertura será com as escolas de samba de Macaé, que vão fazer o lançamento do CD do Carnaval 2006.
Para o show de sexta-feira, o Cheiro de Amor promete uma avalanche de sucessos, que marcaram a carreira da banda, que no ano passado completou 25 anos. Agora animado pela nova vocalista Alyne Rosa, que tem como marca registrada o cabelo da mesma cor do seu sobrenome, o grupo também vai mostrar em Macaé seus novos sucessos “Seu Adeus” e “Chegou pra ficar”, considerados dois hits do próximo carnaval baiano.
O Cheiro de Amor nasceu como um bloco de carnaval na Cidade Baixa de Salvador. O bloco desfilou pela primeira vez em 1981. A fantasia era um macacão, sendo adaptada sete anos depois para "mortalha", que já ganhava corpo entre o público jovem. Com o passar dos anos aderiu ao abadá, e foi o primeiro bloco a lançar três abadás e posteriormente três fantasias.
Nos anos 85 e 86 começou o movimento da axé-music com Luiz Caldas, Chiclete com Banana e Banda Mel. Assim sendo, o bloco que inicialmente tinha lançado a banda Pimenta de Cheiro, acabou criando a Banda Cheiro de Amor, revelando nomes como Laurinha, Márcia Freire, Carla Visi e agora, Alyne Oliveira.
Entre os sucessos do repertório estão “Amassadinho”, “Vai sacudir”, “Canto do Pescador”, “Auê” e “Ficar com você”. A nova vocalista, Alyne Rosa, é baiana de Itabuna e tem 23 anos. Ela conta que a idéia do cabelo "pink" surgiu bem antes de ingressar na Banda. Segundo a cantora, nessa época estava com a vontade de mudar o visual e não tinha dinheiro para ir a um salão de beleza, então comprou "papel crepom vermelho" e com a ajuda de uma amiga aplicou em seu cabelo, resultando na cor rosa.
“No início fiquei com vergonha de sair na rua desse jeito, mas depois acabei me acostumando”, lembra Alyne. Antes de entrar para o Cheiro de Amor, ela cantava no grupo de jovens da igreja, gravou vários comerciais de TV na região e trabalhou em eventos, fazendo receptivos. Foi morar em Salvador depois de ganhar passagens de ônibus em um concurso de Carnaval. De lá para cá, cantou em bares, em bandas de forró, foi back vocal da Banda Mel, morou na França e conquistou a cadeira de vocalista do Cheiro de Amor através de um disputado concurso.
Alyne fez sua estréia na banda no carnaval de 2004. Pela primeira vez, ela subiu num trio elétrico em Salvador, com a grande responsabilidade de comandar o Cheiro de Amor, bloco de grande tradição. Vestida de Orixás, ela não poderia ter tido estréia melhor, tornando-se a cantora revelação do Carnaval 2004.
No Carnaval de 2005, como não poderia ser diferente, Alyne abrilhantou as avenidas de Salvador, comemorando os 25 anos do Bloco Cheiro de Amor, realizando uma festa realmente inesquecível para os foliões do bloco e da pipoca.