Com o objetivo de sanar problemas que afetam diretamente o meio ambiente, a Prefeitura de Macaé, por meio de uma força-tarefa entre secretarias, realizou nesta terça-feira (15) uma operação denominada “Choque de Ordem”, no bairro Virgem Santa. Provocada pela Secretaria de Ambiente, a operação teve como foco a auditoria de licenças e alvarás de empresas e indústrias, localizadas no bairro. Pelo menos quinze empresas foram vistoriadas, sendo 11 autuadas.
A operação é fruto de demandas e questionamentos populares apresentados junto às Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria e contou com o apoio da Coordenadoria de Posturas (Fazenda), Esane e Guarda Ambiental (Ordem Pública).
Esta é a segunda etapa deste “Choque de Ordem”. Na primeira fase, realizada em maio, no bairro Botafogo, foram encontrados danos ambientais como mortandade de peixes, lançamento de óleo e alteração na coloração da água em alguns canais. Na ocasião, as empresas responsáveis pelas irregularidades foram autuadas pela SEMA.
“A Prefeitura de Macaé está vigilante aos possíveis danos ambientais e atenta a ouvir as reclamações e denúncias da população. Nós acreditamos que o meio ambiente é o nosso maior patrimônio e vamos protegê-lo”, destacou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Todas as empresas autuadas terão o prazo de trinta dias para sanar as irregularidades, seja por adequações físicas ou regularização de pendências em documentos. “A Secretaria de Ambiente está à disposição destas empresas com uma equipe técnica especializada para orientar para que estas adequações sejam resolvidas”, reforçou Gerson Lucas Martins.