Devido às chuvas desta terça-feira, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, adiou o lançamento da Campanha de Prevenção de Quedas e Osteoporose em Idosos, que aconteceria na praça Veríssimo de Mello. A nova data de lançamento do programa já foi marcada: dia 17 de outubro, às 9h, no mesmo local.
Promovida pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), a Campanha tem a participação de várias secretarias municipais. “A campanha será de prevenção, orientação, com incentivo a prática de atividade física, condições seguras no domicílio, correção de fatores de riscos ambientais (calçadas públicas, transporte, iluminação, acesso aos serviços públicos, entre outros)”, disse o secretário de Saúde, Fernando Diogo.
Ele lembrou que os acidentes são a sexta causa de morte em idosos, sendo as quedas o tipo de acidente mais comumente relatado. “Pesquisas mostram que 40% das mortes por quedas ocorrem em casa e outros 12% ocorrem em hospitais e casas de idosos. A maior parte dos acidentados ficará permanentemente incapacitada e outra ficará parcialmente incapacitada”, disse.
A gerente do Paisi, a geriatra Analucia Jardim lembra que algumas medidas podem reduzir consideravelmente o número de quedas domésticas. “A má visão noturna se combate com luzes fáceis de acionar, perto das camas, que permitem ver os objetos sem incomodar o sono. A falta de força para ficar de pé pode ser melhorada com instalação de vasos sanitários mais altos e com barras de apoio chumbadas na parede próximo ao vaso e ao chuveiro. Eliminar tapetes, fios e outros objetos do chão e um piso não escorregadio também são de grande importância”, orientou.
Paisi - O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso foi criado pela secretaria de Saúde com o objetivo de estruturar os serviços que prestam assistência integral ao idoso, articulando ações e serviços em diferentes níveis de complexidade de assistência, de acordo com as necessidades específicas de saúde de cada paciente.
Segundo a gerente do Paisi, Analúcia Jardim, o programa tem como proposta a atenção interdisciplinar para a prestação de assistência integral ao idoso. Atualmente estão inscritos no programa mais de mil pessoas, sendo que 99 participam das atividades de fisioterapia. De acordo com as fisioterapeutas, a maioria é de pacientes com doenças crônicas como osteoporose, artrite e artrose, mas as atividades de fisioterapia permitem que estes problemas não sejam agravados e os pacientes não fiquem acamados.
As atividades realizadas pela equipe de fisioterapia do PAISI desenvolvem a socialização, a memória, o equilíbrio, entre outras funções nos idosos. Na próxima semana, será iniciado um programa de caminhada como incentivo à prática de atividade física entre os pacientes.