logo

Chuva causa alagamento em vários pontos da cidade

12/12/2005 17:27:48 - Jornalista: Catarina Brust

A forte chuva que caiu na noite de sábado (10), ocasionou alagamentos e deslizamentos de terra em alguns pontos da cidade de Macaé. A coordenadoria municipal de Defesa Civil (Comdec), as secretarias municipais de Obras (Semob), Serviços Públicos (Semusp) e Meio Ambiente (Semma), além do 9º Grupamento de Bombeiros de Macaé, estão mobilizados atendendo às pessoas e o rescaldo das áreas atingidas. A previsão é de chuvas fortes até sexta-feira (16).

O índice pluviométrico total registrado no sábado foi de 37 mm3: entre as 19h e 20h esse índice chegou a 35, enquanto que depois dessa hora e até a meia-noite, foram registrados somente 2.

- Houve forte precipitação pluviométrica num curto espaço de tempo. Houve alagamentos na cidade porque as redes pluviais ainda não conseguem escoar as águas num espaço curto de tempo. Além disso, o rio Macaé está cheio por causa da maré alta. A secretaria de Obras já está realizando diversos trabalhos na cidade para que o verão possa transcorrer com menos desastres – informa o coordenador Municipal de Defesa Civil, Eric Shueler.

A Semob está implantando o projeto de macro-drenagem da prefeitura nas proximidades da Avenida Ayrton Senna, com a finalidade de acabar com os alagamentos em ruas dos bairros localizados na área, como o Campo d’Oeste, Novo Horizonte e Riviera Fluminense. Os estudos efetuados pela prefeitura mostraram que a região possui 250 hectares de terra abaixo do nível do mar, o que causa os alagamentos.

Em muitos locais, a prefeitura está substituindo a antiga rede pluvial, que se encontra deteriorada, por novas manilhas com maior diâmetro e com maior capacidade de absorção das águas de chuva. No Campo d’Oeste, as equipes da secretaria estão melhorando a rede já existente, trocando em algumas áreas os encanamentos antigos por outros de maior diâmetro. O novo manilhamento já foi instalado nas ruas Argentina e Prefeito Antônio Curvelo Benjamin.

Alagamentos

No sábado, ocorreram vários alagamentos na cidade, principalmente na Avenida Ayrton Senna, no bairro Novo Horizonte e na Aroeira, na localidade da Buraca, onde as águas chegaram a um metro de altura. No domingo, além de realizar o rescaldo da chuva, a Comdec registrou dois deslizamentos de terra. No bairro da Glória, na rua Ana Benedita (em frente ao Motel Gyro’s) e outro na rua Jesuíta Manoel da Silva, atrás da casa 168, no Jardim Pinheiro, onde o muro de uma residência foi atingido. Durante a ronda, a Defesa Civil desalojou uma família, composta por cinco adultos e duas crianças, que teve a residência alagada no bairro Sol y Mar. As vítimas foram abrigadas na casa de parentes

Durante o domingo, a Comdec realizou várias ações. Um Gol, placa KNQ-5098, foi retirado do canal que divide a Ilha Leocádia da Nova Malvinas, sem ocasionar ferimentos ao motorista. Nas casas onde houve alagamentos, a Comdec, a Semusp e o Corpo de Bombeiros, realizaram o esgotamento das águas represadas pela chuva.

O coordenador da Defesa Civil, Eric Schueler, pede à população que coopere com o trabalho da Comdec, não jogando lixo e entulhos de obras nas ruas, e evite andar descalço durante a chuva, por causa de doenças, choques na rede elétrica e cortes. “A comunidade precisa cooperar com o trabalho que realizamos, não adianta a prefeitura limpar as ruas, se a população continua jogando lixo e ajudando a entupir os bueiros”, ressalta.