O acúmulo da chuva que cai em Macaé desde o final de semana causou nesta madrugada alguns pontos de alagamentos na cidade, sem no entanto, deixar desabrigados ou desalojados. A prefeitura está fazendo o atendimento emergencial nos pontos isolados afetados pela chuva dos bairros Novo Cavaleiros, Novo Horizonte, Campo D’Oeste e Sol y Mar.
O prefeito Riverton Mussi, os secretários de Obras, Tadeu Campos, de Governo, André Braga e de Comunicação Social, Romulo Campos, o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, e o subsecertário de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira César, percorreram na manhã desta quinta (3) alguns pontos alagados na cidade, junto com técnicos das secretarias. Riverton explicou que entrou em contato com o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, para que a equipe de Macaé possa abrir o canal extravasor da Lagoa de Imboassica para escoar a água da região do entorno da Lagoa.
A equipe das secretarias de Meio Ambiente e Obras vão ainda nesta segunda ao canal extravasor da Lagoa fazer o controle de nível para ajudar nas intervenções feitas no Novo Cavaleiros. “Isso porque a Lagoa é o principal corpo receptor das chuvas do bairro”, ressaltou o subsecretário de Meio Ambiente.
A previsão dos técnicos é que no próximo dia 16 seja realizada a abertura da Barra, para a remoção da areia e com isso, a construção de um canal que permita a comunicação da lagoa com o mar. O dia 16 foi escolhido devido às condições da maré e o índice de previsão pluviométrica.
O prefeito lembrou que o governo vai intensificar as obras de drenagem das ruas da cidade. O secretário de Governo acrescentou que está em contato com as Câmaras Brasil-Holanda e Brasil-Alemanha, já que nestes países é alta a tecnologia aplicada no sistema de drenagem. “Estamos estudando o funcionamento do sistema de drenagem nestes dois países, que são baixos, para verificarmos se é adequado para Macaé”, comentou Braga. Até o momento, não há registros de desabamento ou acidentes em Macaé em decorrência da chuva.