A prefeitura de Macaé promoveu ação emergencial para atender os moradores do bairro Imboassica depois do forte temporal que atingiu a cidade na noite do último domingo (6). Equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente foram para o bairro assim que chegaram as primeiras informações sobre alagamentos, que atingiram dezenas de casas. Na manhã desta segunda-feira, a situação já estava se normalizando.
A prefeitura instalou bombas de sucção e está usando caminhões para desobstruir a rede. Na manhã desta segunda, o único ponto crítico no bairro era nas imediações da Escola Municipal de Imboassica, onde a prefeitura iniciou ação para escoar a água. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Joel Oliveira, destacou o apoio da prefeitura. “A equipe está dando toda assistência às famílias atingidas pelos alagamentos”, afirmou.
Logo na noite de domingo, a primeira ação da prefeitura foi fazer a abertura de uma vala para escoar a água para a Lagoa de Imboassica. O secretário de Obras, Tadeu Campos, lembrou que quando houve a expansão do bairro, transformado em área industrial, não houve planejamento para drenagem. “As empresas que se instalaram aqui aterraram os terrenos e ficaram em um nível mais alto que o normal. Com isso, o escoamento natural da água foi prejudicado”, disse o secretário.
O sub-secretário de Obras, Mário Bucker, lembrou também que na obra de duplicação da Rodovia Amaral Peixoto e na construção do Terminal de Imboassica, também não foi feito projeto de drenagem para o bairro, o que está causando o aumento dos alagamentos no local. O secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, ressaltou que o problema das enchentes começa a ser solucionado este ano com o a primeira fase do projeto de Macrodrenagem.
- A licitação já foi aprovada pelo Tribunal de Contas, e a expectativa é de que as obras comecem ainda neste semestre. O objetivo da Macrodrenagem é eliminar o problema de alagamentos em pontos críticos e coletar 100% do esgoto das residências e levar para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), explicou.