As chuvas fortes que caíram na noite desta segunda-feira (17) derrubaram três árvores na Rodovia RJ-162, quase na chegada do distrito de Frade, na região serrana de Macaé, mas não houve feridos.
Durante o temporal de sábado (15) outra árvore caiu em Trapiche, deixando a Defesa Civil em alerta. A informação foi passada pelo coordenador geral do Destacamento da Defesa Civil da serra, Cláudio Pinto Magalhães.
Segundo ele, equipes foram acionadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Interior e retiraram as árvores que estavam no meio da pista. Magalhães lembrou que quedas de árvores são comuns na serra em consequência das fortes chuvas, principalmente nesta época do ano com a proximidade do verão. Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Ambiente fazem monitoramento constante do volume das águas e pedem a colaboração da população.
Magalhães orienta as pessoas para que em caso de ameaças de quedas de árvores e barrancos, rachaduras nas casas ou outros problemas decorrentes do mau tempo devem entrar em contato direto com a Defesa Civil através do telefone 199, cuja ligação é gratuita, ou pelo telefone (22) 2793.3846.
- Também peço à população local que coloque o lixo devidamente nas sacolas e, de preferência, em lugar alto para evitar que seja espalhado nas ruas por cachorros e não jogue entulhos nas vias públicas, o que faz a água acumular e dificulta o trabalho da Defesa Civil e de outros órgãos durante os temporais, destacou Magalhães. Ele lembrou que a serra macaense recebe visitantes de vários lugares o ano inteiro e mais ainda no verão quando deve redobrar o cuidado com o lixo que significa qualidade de vida para todos.
O coordenador da Defesa Civil na serra alertou ainda que a queda de árvores pode interromper os serviços de telefonia e de Internet - que na localidade é via rádio - e dependem de manutenção constante porque sofrem com as interferências dos fenômenos naturais.